Leonor Poeiras publicou nas redes sociais que “os concelhos que ardem em Portugal neste momento votaram AD”, e “continuam a arder precisamente porque ganhou a AD”, referindo-se às áreas afetadas por incêndios, como Arouca, Aveiro e Castelo de Paiva.
A influenciadora acrescentou posteriormente que também os concelhos de Seia e Paredes, que tiveram fortes resultados para a AD, estão a arder.
Os concelhos que ardem em Portugal neste momento, votaram AD.
Arouca, Aveiro, Castelo de Paiva.
E continuam a arder precisamente porque ganhou a AD.— Leonor Poeiras (@leonor_poeiras) July 30, 2025
Incêndios continuam a devastar regiões do Norte e Centro
O pior dia de incêndios deste ano tinha sido registado na terça-feira, dia 29 de julho, com dezenas de incêndios ativos que continuam a exigir um esforço intensivo de combate.
Regional: Arouca e concelhos vizinhos
O incêndio que iniciou em Arouca, no distrito de Aveiro, é o mais grave, já consumiu entre três mil e quatro mil hectares de área florestal e obrigou à evacuação de aldeias como Fornos de Carvão. Também os Passadiços do Paiva foram encerrados.
As chamas propagaram-se para Castelo de Paiva e Cinfães, ameaçando habitações e destruindo uma fábrica. No concelho de Castelo de Paiva, apesar de ainda existirem focos ativos nas zonas de Gondra, São Pedro do Paraíso e Carreiros, a situação é descrita como mais controlada, estando em curso operações de rescaldo.
Outra frente preocupante: Peneda-Gerês
Em Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo, o fogo continua ativo no Parque Nacional da Peneda‑Gerês, rodeando a aldeia de Ermida e com frentes direcionadas a Germil e Terras de Bouro. As condições difíceis e a falta de meios aéreos adequados agravam a situação.
Meios mobilizados
O combate envolve mais de três mil operacionais, com cerca de 630 viaturas terrestres e cerca de 20 meios aéreos, incluindo helicópteros e aviões bombardeiros. Apesar de estarem previstos 76 meios aéreos para a época, Portugal dispõe atualmente de apenas 71, tendo um helicóptero saído de serviço após acidente em Arcos de Valdevez.