O Complexo Municipal de Ténis da Maia acolhe o Campeonato Nacional de Escalada de Bloco e a etapa final da Taça de Portugal, numa prova que reúne alguns dos melhores escaladores nacionais dos escalões sub-15, sub-17 e sub-19.
As atenções da comunidade nacional da escalada estarão viradas para o Complexo Municipal de Ténis da Maia no sábado, 31 de maio, dia em que se realizam o Campeonato Nacional de Bloco e a terceira e derradeira etapa da Taça de Portugal, nos escalões sub-15, sub-17 e sub-19.
A competição decorrerá em duas fases: uma fase de qualificação, onde cada atleta terá de superar seis blocos, distribuídos por dois momentos distintos; e uma final, que contará com os oito melhores classificados da fase anterior, todos de nacionalidade portuguesa. Na fase final, os atletas enfrentarão quatro novos blocos, onde será decidido o título de Campeão Nacional.
Além da consagração dos Campeões Nacionais, esta prova será também decisiva para a atribuição dos vencedores finais da Taça de Portugal de Escalada de Bloco, encerrando o circuito nacional de 2025 nos escalões jovens.
O evento, intitulado “Maia Boulder Contest”, conta com a organização do Clube de Escalada da Maia, da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada (FPME) e da Câmara Municipal da Maia.
Entre os duelos mais aguardados estão os confrontos entre Sofia Cabaço (PICO) e Natércia Crisanto (Clube de Montanhismo da Figueira da Foz), no escalão sub-17 feminino, e entre Pedro Gonçalves (CM Figueira da Foz) e Francisco Bernardes (Gravity 9.8), no escalão sub-19 masculino.