Partilhas

A Descobre Destreza é uma associação jovem sem fins lucrativos que tem como objetivo criar projetos e eventos desportivos inclusivos, trabalhando com pessoas com necessidades especiais e seniores.

Afirmar a importância do desporto adaptado e mostrar o que de bom se faz e pode fazer em Portugal. É este o objetivo do novo projeto de desporto inclusivo na Maia. Paulo Teixeira, maiato e presidente da Descobre Destreza, explica ao NOTÍCIAS MAIA que o projeto está comprometido a “defender o direito absoluto que todas as pessoas, independentemente das suas capacidades ou limitações, terem acesso a uma prática desportiva regular”.

Nonna Vespa

Na prática, é desporto inclusivo que terá as modalidades de Paraciclismo, Boccia, Natação e Atletismo e Futebol para Cegos. Mas, no futuro, Paulo Teixeira espera acrescentar mais modalidades e organizar e dinamizar eventos de promoção e sensibilização para a importância do desporto adaptado.

No caso do Paraciclismo, esta equipa já começou a somar conquistas. O atleta Sérgio Gomes sagrou-se vice-campeão de contrarrelógio na classe H3, no Campeonato Nacional de Paraciclismo em Paredes.

Apoio do Município

A Descobre Destreza espera vir a contar com a Câmara Municipal da Maia para apoiar este projeto e tem mantido contacto regular com o município. O objetivo do projeto inclusivo passa por conseguir “ter um espaço onde seja possível aos nossos atletas treinarem regularmente”.

Atualmente, o projeto conta com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude, devido ao Programa “Empreende Já”, e espera conseguir mais parcerias que “permitam alargar a intervenção a mais atletas”.

Os patrocínios assumem um papel essencial visto que “o desporto adaptado tem custos elevados com material e com recursos humanos especializados”.

A associação vai implementar uma mensalidade de 10 a 20 euros de forma a fidelizar os atletas mas garante que “nunca será ninguém excluído por incapacidade em pagar este valor”.

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.