A ginasta acrobática maiata Beatriz Carneiro foi escolhida para empunhar a bandeira de Portugal na cerimónia de abertura dos Jogos Mundiais Chengdu 2025, que decorrem entre 7 e 17 de agosto, na China.
Beatriz Carneiro, natural da Maia e medalhada na anterior edição dos Jogos Mundiais em Birmingham 2022, foi anunciada como uma das porta-estandartes da Equipa Portugal na cerimónia de abertura da 12.ª edição do evento, em Chengdu, na China. A atleta de ginástica acrobática irá partilhar a honra com José Ramalho, canoísta igualmente distinguido em 2022.
Segundo o Comité Olímpico de Portugal (COP), a escolha foi feita por Filipe Jesus, chefe da Missão portuguesa, que apresentou oficialmente a comitiva na passada terça-feira, na sede do COP, em Lisboa. Beatriz Carneiro competirá em par feminino ao lado de Inês Faria, numa disciplina onde Portugal tem tradição e ambição renovadas.
A cerimónia contou com a presença de diversas figuras institucionais, entre as quais o presidente do COP, Fernando Gomes, e o secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, que sublinharam a importância simbólica e competitiva desta participação. Zhao Bentang, embaixador da China em Portugal, esteve igualmente presente.
São 53 os atletas portugueses que integrarão a missão nacional, distribuídos por dez disciplinas: andebol de praia, canoagem, corfebol, dança, ginástica acrobática e de trampolins, ju-jitsu, patinagem de velocidade, triatlo e wushu.
A Equipa Portugal procura manter o bom registo obtido em 2022, onde alcançou cinco medalhas, o melhor resultado de sempre no evento. A ambição foi clara nas palavras do chefe da Missão: “Estão aqui por mérito. Agora é tempo de representar Portugal com ética, coragem e excelência.”
Os Jogos Mundiais são um evento multidesportivo que reúne modalidades não incluídas no programa olímpico tradicional. Portugal participa desde a edição inaugural em 1981 e soma 28 medalhas até à data.