Partilhas

O Presidente da República esteve esta terça-feira na EB 2,3 de Gueifães para assinalar a requalificação do espaço e o arranque do novo ano letivo.

A EB 2,3 de Gueifães tem agora um novo rosto. Esta obra de requalificação teve um custo total de 2,5 milhões de euros e foi oficialmente inaugurada nesta terça-feira, dia 15 de setembro.

Cozinca

Para assinalar a data, Marcelo Rebelo de Sousa e Tiago Rodrigues Brandão rumaram a norte para se juntarem a António da Silva Tiago e outras personalidades da comunidade educativa e política da Maia na inauguração desta renovada escola. A presença do Chefe de Estado e do Ministro da Educação explica-se porque esta obra foi feita em parceria entre o Município, o Governo e a Comunidade Europeia.

 

Nestes 2,5 milhões de euros de fatura final, os fundos comunitários assumiram 85% do pagamento tendo o Município da Maia e o Governo assumido os restantes 15% em igual proporção. Em concreto, o município terá investido 185 500 euros só nesta escola.

A visita durou pouco mais de uma hora e aconteceu durante o normal funcionamento das aulas. Marcelo Rebelo de Sousa e Tiago Rodrigues Brandão foram caminhando por alguns espaços da escola e até assistiram às aulas que decorriam nesta tarde.

O Presidente da República e o Ministro da Educação foram interagindo com os alunos, com os docentes e houve ainda espaço para as habituais fotografias com o Presidente. 

“Vai correr bem, tenho a certeza”

Marcelo Rebelo de Sousa mostrou-se otimista com este arranque de ano letivo mas admitiu que é preciso todos terem consciência de que será “difícil” e “muito diferente”.

O Presidente da República lembrou que “é preciso colaboração entre todos” e que o sucesso deste ano vai depender de um “esforço conjunto” entre pais, alunos, escola e toda a comunidade.

O Chefe de Estado sublinhou que é essencial que “todos remem no mesmo sentido” e que “se houver atenção, comunicação, diálogo e rapidez de resposta, os problemas resolvem-se”. “Vai correr bem, tenho a certeza”, concluiu.

“Nenhum de nós estará a mais nesta luta contra a pandemia”

Também o Ministro da Educação, Tiago Rodrigues Brandão, deixou uma mensagem de esperança para o próximo ano e sublinhou a importância do corpo não-docente para a educação.

O Ministro afirmou que esta data assinala ainda a volta às aulas presenciais e que “nada substitui a presença de um professor, do edifício escola e do ensino presencial”.

Tiago Rodrigues Brandão lembrou a importância da comunidade estar junta nesta “retoma da normalidade nas escolas do país” e que “nenhum de nós estará a mais nesta luta contra a pandemia”.

Prioridade na Educação

António da Silva Tiago também disse algumas palavras e relembrou que a educação é a “primeira de todas as prioridades do concelho”.

O Presidente da Câmara Municipal da Maia afirmou que esta foi uma “intervenção muito bem-feita” e que estão reunidas “todas as condições para funcionar em pleno”.

O autarca aproveitou ainda para convidar o Presidente da República a regressar à Maia até ao final do ano para inaugurar aquela que considera ter sido “uma revolução no Bairro do Sobreiro”.

Também o diretor do agrupamento, Rui Duarte, afirmou que a escola “está preparada para fazer o melhor” e que esta se trata de uma “obra com uma enorme qualidade”

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.