A Câmara Municipal de Matosinhos adjudicou por 22,8 milhões de euros a conceção e construção do metrobus que vai ligar o Mercado Municipal de Matosinhos à estação dos Verdes, na Maia, num percurso de 10 quilómetros e 11 estações.
O contrato para a conceção e construção do novo metrobus entre Matosinhos e Maia foi formalmente adjudicado a 3 de julho ao consórcio formado pelas empresas Painhas, Tecnifeira e M. Couto Alves, tendo sido publicado no portal Base no passado dia 7. O valor da adjudicação totaliza 22.790.002,58 euros, incluindo 390 mil euros para a elaboração do projeto de execução e 22,4 milhões para a empreitada, aos quais acresce IVA.
A obra, com um prazo de execução de 14 meses, é financiada através do Fundo para a Transição Justa (FTJ), criado após o encerramento da refinaria da Petrogal, em Leça da Palmeira, em 2021. O metrobus integrará o sistema do Metro do Porto, permitindo a ligação direta entre o mercado de Matosinhos e a estação dos Verdes, já no concelho da Maia, passando por zonas de grande movimento como o Senhor de Matosinhos, Exponor, MarShopping e aeroporto.
De acordo com a Câmara Municipal de Matosinhos, o percurso de 10 quilómetros será feito em 25 minutos. Nas horas de ponta, os veículos, com capacidade para 160 passageiros, terão uma frequência de 15 em 15 minutos. Das 11 estações previstas, sete contarão com ligação à rede de metro ou autocarros, promovendo uma melhor interligação entre os dois concelhos e com toda a Área Metropolitana do Porto.