Este espaço será a sede da Banda de Música de Moreira da Maia.

O presidente da Câmara Municipal da Maia inaugurou no passado domingo, 5 de julho, a Casa da Música de Moreira da Maia. Este novo edifício será a sede da Banda de Música de Moreira da Maia e, segundo comunicado do Município, irá possibilitar “à centenária instituição, todas as condições de funcionalidade e comodidade”.

Nonna Vespa

Segundo o mesmo comunicado, “o investimento global por parte do Município ao nível da construção e equipamento da nova Casa da Música de Moreira foi de 525 500€, tendo a Câmara Municipal cedido a sede à associação em regime de comodato“. Trata-se do empréstimo de um bem, no caso, o edifício, com a obrigação de o restituir, posteriormente.

No ato inaugural, António Silva Tiago afirmou que espera que esta Casa da Música “permita a esta prestigiada instituição cultural, renovar-se e reafirmar ainda com mais vigor e talento“.

Nas redes sociais, a Associação da Banda de Música de Moreira da Maia escreve que “ao fim de mais de 20 anos, concretizamos um marco deveras importante para o presente e futuro da Banda de Música de Moreira”. Já a Junta de Freguesia de Moreira da Maia, agradece ao município e garante que, logo se seja possível, “haverá uma cerimónia aberta a todos os moreirenses!”

Sobre este novo espaço, a Câmara Municipal da Maia diz que “o novo edifício prima pela comunhão com o exterior, usufruindo da excelente exposição solar e envolvente desafogada. As zonas verdes envolventes trazem para o interior a tranquilidade que a prática musical exige. Com dois pisos, inclui um auditório, receção e bar, para além de uma sala de formação, salas de ensino musical e espaços administrativos. Em todo o edifício, privilegiou-se o conforto acústico dos interiores, através da escolha de materiais técnicos de revestimento“.

Sobre a Banda de Música

A Banda de Música de Moreira da Maia é uma das mais antigas instituições culturais do concelho, tendo sido fundada a 1 de janeiro de 1847 e impulsionada durante decénios pela família Moreira. A Banda de Música de Moreira da Maia torna-se uma associação em 1982, tendo atualmente cerca de 500 associados. Além da banda, com 60 elementos, a associação tem uma escola de música com mais de 3 dezenas de alunos nos vários graus de aprendizagem.

Ginastas maiatos brilham n’A Batalha dos Jurados e passam à semi-final

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.