A Câmara Municipal da Maia, através do website Maia ON, anunciou no primeiro dia de dezembro que, a EMEM, empresa municipal que gere o estacionamento tarifado na Maia, “desativou temporariamente os parquímetros existentes no concelho durante todo o mês de dezembro”.

Notícias Maia

Até onde sei, esta medida é já recorrente mas, em outros anos, o estacionamento à superfície não estava sujeito a cobrança apenas numa determinada hora do dia. Ora, este ano, graças à enorme generosidade da Câmara Municipal da Maia, o estacionamento é gratuito todo o dia. Emoção! Êxtase! Viva a Maia! Viva!

Pequeno pormenor: os parquímetros continuam ligadinhos e a funcionar na perfeição para quem queira deixar a bela da moedinha e retirar um ticket que nem será fiscalizado. Pois, então a parte do “desativar os parquímetros” não é bem assim. Afinal, segundo o que a generosa autarquia corrigiu, é que apenas a fiscalização dos parquímetros está temporariamente suspensa.

Ah já entendi, então os parquímetros estão ligados mas não há fiscalização. Tudo bem, mas deve haver alguma informação, quer no parquímetro, quer na aplicação móvel, que nos indique que não precisamos de pagar o estacionamento em dezembro, senão vamos achar que é para continuar a pagar.

Qual é o meu espanto quando percebo que não há nenhuma informação nesse sentido e que, quem não siga a Câmara Municipal da Maia nas redes sociais, não faz ideia que não precisa de pagar parquímetros em dezembro.

Nada conveniente. E atenção, não me entendam mal, eu acho ótimo que a autarquia decida suspender a fiscalização, por mim suspendia também de janeiro a novembro, mas manter as máquinas ligadas é quase uma piada.

Isto está bom é para quem já não cumpria as regras. Agora, para o triste pagador que cumpre, é que a porca torce o rabo.

E não pensem que tudo isto são suposições e que estou só a querer implicar, longe de mim que eu até sou uma rapariga que gosta de sossego, mas a verdade é que todos os dias percorro cerca de três zonas de estacionamento pago na Maia e vejo muitos carros com o belo do ticket no tablier.

Conclusão, a Câmara Municipal fica muito bem na fotografia por suspender os parquímetros, mas, na realidade, continua a embolsar o dinheiro dos maiatos que não têm conhecimento deste tão grande gesto de bondade do município. Ei mas nem tudo é mau, afinal: Sorria, está na Maia!

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.