A Quinta da Pícua, em Águas Santas, acaba de ganhar um novo capítulo na promoção da habitação de qualidade no grande Porto, na região da Maia, com o lançamento do PLENO, o mais recente projeto residencial promovido pela VIZTA, uma promotora imobiliária que tem vindo a transformar o modo como pensamos a habitação em Portugal, comprometida em ‘Criar Cidade para Todos’. Com vista privilegiada sobre o Parque da Pícua e a apenas 20 minutos do centro do Porto, o PLENO foi pensado para dar resposta às necessidades reais das famílias, oferecendo conforto, sustentabilidade e uma ligação única à natureza.
Com um total de 110 apartamentos, distribuídos por tipologias de T1 a T4, o PLENO destina-se a quem valoriza uma vivência funcional, confortável e próxima da natureza. Situado na frente do Parque da Pícua, o projeto é da autoria do MVCC Arquitetos para oferecer uma solução de habitação com uma perfeita ligação à natureza e proporcionar um estilo de vida pleno e sustentável, “onde a vida começa” e acontece por inteiro. Atualmente, 46% dos apartamentos do PLENO já se encontram vendidos ou reservados, resultado da fase de vendas privadas.
“O PLENO nasce da vontade de criar um espaço onde a vida possa acontecer com plenitude: com tempo, com natureza, com conforto e com acesso. Temos uma missão muito clara de tornar possível aquilo que muitas famílias hoje julgam inatingível: viver bem, com qualidade, sem ter de abdicar da proximidade às grandes cidades nem pagar valores proibitivos”, afirma Fernando Vasco Costa, CEO da VIZTA. “Criar cidade para todos é, para nós, mais do que uma assinatura: É um princípio de ação e de responsabilidade urbana.”


O PLENO protagoniza um dos projetos de referência da VIZTA: dividido em três fases de desenvolvimento e construção, este projeto residencial será decisivo na Quinta da Pícua enquanto zona para viver. Este lançamento marca a primeira fase, contando com um investimento na ordem dos 29 Milhões de Euros e a sua construção arranca já durante neste mês de julho, prevendo-se o início da entrega destes 110 apartamentos em junho de 2027. A segunda fase do PLENO está em desenvolvimento e tem previsto o arranque de construção no final do primeiro trimestre de 2026, e a terceira fase o arranque da construção está previsto no início de 2027. Na sua globalidade, o PLENO vai oferecer cerca de 380 fogos, com um valor de investimento de cerca de 105 milhões de euros.
Fernando Vasco Costa assinala ainda que “O PLENO representará, sem dúvida, um projeto que vai potenciar a região como um destino residencial mais atrativo, apostando no privilégio dos espaços verdes circundantes e por apartamentos de qualidade e com o foco familiar.”
Habitação com propósito: A Marca PLENO, a inovação e a sustentabilidade
Fiel ao compromisso da VIZTA, o PLENO foi desenvolvido segundo os princípios da Certificação BREEAM, um compromisso com a eficiência energética, a redução do impacto ambiental e o bem-estar dos seus moradores. Destaca-se o reforço de isolamento térmico, a ventilação natural, e a orientação estratégica das janelas, que permite maximizar a luz natural e minimizar o consumo energético. Os espaços exteriores – comuns e privados – foram cuidadosamente integrados na paisagem, promovendo o equilíbrio entre vida urbana e ambiente natural, através de um edifício tão verde como o ecossistema que o rodeia, rasgado por janelas amplas que aumentam os espaços interiores, que se fundem com o exterior para uma vista em pleno para a Quinta da Pícua, que dá nome e marca ao projeto.
A diretora de Marketing da VIZTA, Carolina Costa Cabral, assinala que “na VIZTA, acreditamos que uma marca é aquilo que se sente, que se vive, que permanece. Por isso, quando criámos a marca PLENO, não estávamos apenas a dar nome a um edifício: estávamos a dar identidade a um lugar. O nome PLENO traduz a nossa ambição de proporcionar uma experiência de habitar que vai além da função: que cria sentido de pertença, ligação emocional e qualidade de vida real. Não vendemos apenas metros quadrados. Vendemos a possibilidade de viver bem, com uma marca que inspira e acolhe, em linha com os valores de uma sociedade mais consciente, equilibrada e exigente”


Pícua, uma nova centralidade verde na Maia
A Quinta da Pícua está localizada na freguesia de Águas Santas, na Maia, uma das zonas residenciais de referência do concelho e da Área Metropolitana do Porto. Com uma localização estratégica e excelentes acessos, tanto rodoviários como de transportes públicos, incluindo ligação direta ao centro do Porto e ao aeroporto Francisco Sá Carneiro através do Metro, esta freguesia destaca-se pela sua capacidade de combinar qualidade de vida com proximidade às dinâmicas da cidade.
A zona de Águas Santas conjuga áreas habitacionais consolidadas com novos empreendimentos e urbanizações cosmopolitas. Oferece uma vasta rede de serviços, escolas, comércio e espaços verdes, como Parque da Pícua, criando um ambiente equilibrado entre a cidade e a natureza e abrigando um amplo jardim com árvores centenárias, zonas de merendas, bancos e equipamentos de exercício ao ar livre, incluindo uma área de fitness, e onde muitos cidadãos e visitantes exploram nas suas caminhadas e corridas. A freguesia tem vindo a transformar-se, requalificando bairros históricos e atraindo famílias jovens e de classe média em busca de conforto, segurança e acessibilidade.
Hoje reconvertida numa área residencial em expansão, a Quinta da Pícua acolhe projetos como o PLENO, um novo conceito habitacional que reforça os valores de bem-estar, ligação à natureza e vida desacelerada, com o Jardim da Pícua como pano de fundo natural.


Visite o site vizta.pt e siga nas redes sociais a Linkedin | Instagram | Youtube | Facebook