fbpx

Notícias Maia

O único festival de teatro cómico do país é na Maia e começa dia 4

© DR / Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia
Partilhas

A 24ª edição do Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia acontece de 4 a 13 de outubro.

São 10 dias que mobilizam 20 companhias de teatro oriundas de países como EUA, Argentina, Espanha, Inglaterra, Ucrânia e Bélgica. O Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia acontece desde 1994, não tendo sido realizado apenas em dois anos, e tem direção artística e produção do Teatro Art’Imagem. A organização é da Câmara Municpal da Maia.

Este ano o tema é o Foral do Riso em homenagem aos 500 anos da atribuição da carta de Foral à Maia. Todos os anos, entre espetáculos no Fórum da Maia e espetáculos gratuitos na rua, o festival recebe, aproximadamente, 10 mil visitantes. De 4 a 13 de outubro, são 24 espetáculos que envolvem cerca de 150 profissionais das artes de palco. Os momentos de apresentação acontecem em vários idiomas e incluem diferentes géneros teatrais.

Em declarações ao Notícias Maia, José Leitão, diretor artístico do Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia e do Teatro Art’Imagem, explicou que os temas do festival “são os aquilo que preocupa a vida das pessoa no momento: o medo do futuro, a insegurança, o medo do estranho, questões políticas e socias, entre outros”. “Vamos falar do mundo e do estado do mundo. O homem e a sua circunstância” – declara o diretor artístico.

José Leitão entende o teatro como “um espelho aumentado da vida das pessoas” e, neste sentido, sublinha que, além da comédia, estes espetáculos têm um cariz crítico: “o festival não tem só riso, tem também reflexão e pensamento. Só nos interessa um festival em que as pessoas se riam mas que se perguntem o porquê de estarem a rir”.

O diretor artístico do festival afirma que o público maiato “está habituado” ao evento e que é “muito interessante” ver as diferentes gerações que procuram e marcam presença no festival.

O único festival de teatro cómico de Portugal, com estas características, acontece de 4 a 13 de outubro. A programação e informações de venda de bilhetes podem ser consultadas nas redes sociais do Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia.

COMENTE

Publicidade

Publicidade

media & meios

Newsletter

Mais Populares

Top