A proposta do PSD foi parcialmente aprovada com a redução das portagens em 50% para os carros com motor a combustão e 75% para os veículos elétricos.

A partir de 1 de julho de 2021, há descontos de 50% no valor das SCUTS para veículos normais e 75% para veículos elétricos e não poluentes.

Notícias Maia

Foi parcialmente aprovada uma proposta do PSD que impõe descontos nas portagens das auto estradas A22, A23, A24 e A25 e nas concessões da Costa de Prata, do Grande Porto e do Norte Litoral. Nos termos da proposta aprovada os utilizadores beneficiam de “um desconto de 50% no valor da taxa de portagem, aplicável em cada transação”, e, para veículos elétricos e não poluentes, o desconto é de 75%.

A concessão de autoestradas do Grande Porto, explorada pela Ascendi, inclui a A41, a A42, a A4 e a VRI, que assim estarão abrangidas pela medida.

Esta parte das propostas de alteração apresentadas pelo partido social democrata foi aprovada com os votos contra de PS e Iniciativa Liberal, a abstenção do PAN e os votos a favor dos restantes. Afonso Oliveira, deputado do PSD, acusou o PS e o PCP “de irresponsabilidade e hipocrisia”, ao rejeitarem formas de compensação pela perda de receita, onerando o Orçamento do Estado.

Esta votação foi a que mais confusão gerou dos quatro dias de votações na especialidade do Orçamento do Estado, tendo chegado mesmo a existir necessidade de recorrer a duas interrupções dos trabalhos, primeiro a pedido do PS e depois do PSD.

A parte das propostas do PSD que acabou por ser rejeitada referia que “o Governo fica autorizado a proceder às alterações orçamentais, se necessário, para compensar a eventual perda de receita”.

 

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.