A resposta é simples e está na lua.

De certeza que já deve ter notado que a Páscoa, apesar de ser sempre celebrada a um domingo, não tem um dia certo no calendário. Não é num dia exato do ano, não é o 1º ou 2º domingo de um certo mês e até pode variar entre março e abrir. Mas então quem é que decide quando se festeja a Páscoa? A resposta está no espaço: a lua.

Newsletter

Tenho a sua atenção? Então atente: A Páscoa acontece no 1º domingo depois da 1ª lua cheia durante ou após o Equinócio da Primavera. Confuso? Pense assim: Começa a primavera, dá-se a primeira lua cheia e a Páscoa é no domingo que se segue.

O que pode acontecer é o Equinócio da Primavera não acontecer nos mesmos dias legais nas diferentes partes do globo. Como resolver? Manda a hora do Vaticano.

E os ovos da Páscoa?

A Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo e nós pintamos ovos da Páscoa. Mas porquê? A história conta-nos que muitos séculos antes do nascimento de Cristo, no Equinócio da Primavera, já se trocavam ovos para celebrar o fim do Inverno e a chegada da estação das colheitas. Para terem os benefícios dos “Deuses das Colheitas”, os agricultores enterravam ovos nas suas terras. Era um símbolo de fertilidade.

Esta celebração da entrada da Primavera acabou por juntar-se, mais tarde, às celebrações da Páscoa Cristã e da Semana Santa, que assinalam a morte e ressurreição de Jesus. Na altura, o ovo passou a transportar o simbolismo do renascimento de Cristo.

Nos anos seguintes os ovos da Páscoa passaram por diferentes fases até começarmos ou a fazê-los de chocolate, ou a pintá-los ou a escondê-los pela casa para as crianças os encontrarem.

Qual é a sua tradição Pascal?

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.