Por milhão de habitante, Portugal só é suplantado pela Suécia em termos de novos casos de infeção pelo SARS-COV-2.

A conclusão é de um estudo desenvolvido pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e pelo Cintesis: Pior que o nosso país, só a Suécia, que ainda não conseguiu controlar a epidemia.

DS Crédito

Os resultados deste estudo foram publicados no Metis, com o objetivo de alerta a população para o comportamento dos últimos dias, e considerando os dias de 10 a 15 de junho, que podem ser potenciadores de propagação.

Os dados reportados pelos países ao Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC, na sigla inglesa) e, no caso de Espanha, pela autoridade nacional de saúde espanhola, colocam Portugal e Suécia como os países onde a pandemia mais cresce. São apenas três, contando também com a Polónia, os países da União Europeia, onde a infeção por Covid-19, está a crescer. Em todos os restantes, os casos estão a diminuir.

Lisboa e Vale do Tejo concentra mais de 90% dos casos de Covid-19

A região de Lisboa e Vale do Tejo continua a concentrar mais de 90% dos casos diários de infeção de covid-19, registando 283 das 310 novas infeções reportadas ontem, segundo a DGS.

“Neste momento, em crescimento só estamos nós, Suécia e Polónia, todos os outros estão a diminuir o número de novos casos, dá que pensar”, referiu Paulo Santos, responsável pela plataforma Metis e professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

O investigador do Cintesis realçou ainda que tem havido uma subida dos internamentos e dos doentes a precisar de cuidados intensivos.

Covid-19: sexto dia sem novos casos na Maia

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.