Partilhas

A Maia vai implementar um projeto de recolha seletiva porta-a-porta de pequenos resíduos em edifícios de habitação coletiva.

A Lipor e a Maiambiente avançaram com a implementação de um projeto de recolha seletiva porta-a-porta de pequenos resíduos em edifícios de habitação coletiva.

A aposta vai permitir recolher e encaminhar para tratamento adequado estes resíduos, que representam uma elevada perigosidade para o ambiente.

Para o efeito, serão colocados ecocentros móveis, em pontos estratégicos dos Municípios Associados à Lipor e eco-módulos em habitações coletivas.

Os equipamentos são compartimentados em seis gavetas, onde será possível separar resíduos como pilhas e acumuladores portáteis, tinteiros e toners, lâmpadas, resíduos de pequenos equipamentos elétricos e eletrónicos, embalagens contaminadas e rolhas de cortiça.

Aquando da distribuição dos eco-módulos foi colocado junto dos equipamentos um cartaz para auxiliar na correta separação dos pequenos resíduos e partilhadas informações sobre os resíduos aceites e não aceites, em cada um dos compartimentos.

O processo de recolha será efetuado com recurso a uma viatura elétrica, colocando o Município da Maia como referência na procura contínua por soluções mais ecológicas e sustentáveis.

Financiado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) e apoiado por fundos da UE, o projeto abrange cerca de 22 mil habitantes e aproximadamente 10 mil alojamentos, distribuídos por 200 edifícios.

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.