Partilhas

Candidatura da Trofa foi a mais votada durante o programa da RTP sobre o distrito do Porto, que decorreu em direto na antiga casa do mestre José Ferreira Thedim, localizada na freguesia de São Mamede do Coronado.

O programa da RTP foi realizado esta segunda-feira na Vila do Coronado. Nele, os Santeiros de São Mamede passaram à semi-final do concurso As 7 Maravilhas da Cultura Popular, sendo o anúncio feito em direto para o país e para o mundo, na antiga casa do mestre José Ferreira Thedim, na freguesia de S. Mamede.

A candidatura da Trofa foi a mais votada durante o programa relativo aos candidatos do distrito do Porto, que juntou todos os representantes e padrinhos dos participantes desta categoria. O Município da Trofa fez-se representar pelo Presidente da Câmara Municipal, Sérgio Humberto; pelo Vereador da Cultura, Renato Pinto Ribeiro; pelo Padrinho da Candidatura, José Manuel Tedim, e ainda pelos santeiros Augusto Ferreira, Jorge Brás e Fernando Duarte.

Em divulgação da cultura e gastronomia do Município estiveram o artesão Abílio Cardoso, as bandas Sons e Cantares do Ave e Sons e Cantares d’Outrora, a Licoreira Portuguesa, a learia ApiSantos e o Restaurante Antiga Casa Mota.

O programa das 7 Maravilhas da Cultura Popular deram ainda a conhecer, com três visitas guiadas, o Parque das Azenhas, o Castro de Alvarelhos e a Igreja Paroquial de Santiago de Bougado, que tem projeto do arquiteto italiano Nicolau Nasoni.

A candidatura dos Santeiros de S. Mamede do Coronado, muito importante para a Trofa projeta os Santeiros da região como um marco relevante da valorização do património cultural, material e imaterial, associado à produção de imaginária religiosa na Trofa e em Portugal, de que é exemplo maior a escultura de Nossa Senhora de Fátima que está na capelinha das Aparições no santuário de Fátima.

A 16 de agosto, segue-se um programa de repescagem, onde o voto popular decidirá quais os 8 repescados, a partir dos 20 segundos classificados nas finais regionais. Estes 28 semi-finalistas serão distribuídos por critérios de proximidade geográfica, em duas semi-finais, que irão apurar os 14 finalistas, a realizar nos dias 23 e 30 de agosto.

A 5 de setembro será efetuada a Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Cultura Popular, no horário nobre da RTP 1.

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.