António Silva Tiago anunciou na sexta-feira, 11 de julho, a sua recandidatura à presidência da Câmara Municipal da Maia, pela coligação PSD/CDS-PP “Maia em Primeiro”. Atual presidente da autarquia desde 2017, o social-democrata parte para um terceiro e último mandato com o objetivo de acelerar a resposta habitacional no concelho.
“Vamos acelerar a construção de novas habitações públicas e promover um programa de arrendamento acessível que envolva o setor privado para que centenas de famílias possam entrar, com dignidade, na casa própria ou usufruir de rendas suportáveis”, afirmou Silva Tiago, de 65 anos, também presidente da Comissão Política do PSD da Maia.
Segundo a coligação “Maia em Primeiro”, entre as prioridades da candidatura estão ainda a descida gradual do IMI, a modernização administrativa para reduzir a burocracia, e o reforço da ligação entre a Câmara e os cidadãos. O candidato assume também a continuação dos investimentos em escolas, centros de dia, infraestruturas de mobilidade e equipamentos culturais e desportivos.
O programa assenta em cinco eixos estratégicos: qualidade de vida, sustentabilidade ambiental, equilíbrio social, competitividade económica e valorização do talento.
“Somos hoje o maior exportador da Área Metropolitana do Porto, o terceiro município do norte com maior ganho médio mensal, líderes nacionais em reciclagem e fomos reconhecidos como Capital Portuguesa do Voluntariado 2025. Isto não é por acaso, é o resultado do trabalho de todos nós”, sublinhou o autarca.
Para além de Silva Tiago, estão já confirmadas as candidaturas de André Almeida (Chega), José Manuel Ribeiro (PS) e Joana Machado (CDU). As eleições autárquicas estão marcadas para 12 de outubro.
Atualmente, o executivo municipal é composto por 11 vereadores. A coligação “Maia em Primeiro” tem maioria, com seis mandatos conquistados nas eleições de 2021.