A recomendação do SNS é de que deve manter sempre a distância de 2 metros da vítima, devendo incentivar verbalmente a mesma a “tossir”. A informação encontra-se publicada pelo SNS.

“O objetivo é que a vítima possa expelir o corpo estranho para resolver a obstrução”, começa assim a resposta à pergunta “O que devo fazer a uma vítima de OVACE ou engasgamento?”, no website do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Cozinca

A recomendação do SNS é de que deve manter sempre a distância de 2 metros da vítima, devendo incentivar verbalmente a mesma a “tossir” e deve ligar “de imediato 112”, mantendo “a vigilância”. A recomendação, é explicado logo de seguida, está relacionada com a pandemia de Covid-19: “Durante a pandemia COVID-19 não se recomenda a realização de manobras de desobstrução como pancadas nas costas ou compressões abdominais pelos riscos associados de contaminação, bem como o uso de máscara pela vítima, uma vez que necessita expelir o corpo estranho”, pode ler-se.

“Se a vítima ficar inconsciente, deve: colocá-la com cuidado no chão, ligar de imediato o 112, iniciar o suporte básico de vida, colocando máscara cirúrgica ou uma peça de roupa a cobrir a boca e nariz da vítima. Realize apenas compressões torácicas contínuas”, continua o texto.

No caso de vítima de enfarte agudo de miocárdio, afogamento, as recomendações também referem os 2 metros de distância. No afogamento, “com a vítima fora de água, se inconsciente”, em contexto de pandemia Covid-19,”a ventilação boca-a-boca ou máscara de reanimação individual não estão recomendadas, pelo alto risco de contágio”, devendo por isso “realizar manobras de suporte básico de vida durante 1 minuto (apenas compressões torácicas 100/min)”.

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.