Os primeiros dois casos de crianças infetadas nesta creche da Santa Casa da Misericórdia, no Castêlo da Maia, surgiram no passado dia 8 de outubro.

O NOTÍCIAS MAIA avançou, no passado dia 8 de outubro, que, depois de sete funcionárias da creche Santa Maria de Avioso testarem positivo à Covid-19, também duas crianças estariam infetadas. Agora, o número de crianças que contraíram o vírus já subiu para quatro. 

Em declarações à agência Lusa nesta quarta-feira, dia 14, Maria de Lurdes Maia, provedora da Misericórdia da Maia, afirmou que foi detetado mais um caso positivo na sala de um ano da creche Santa Maria Avioso, elevando para quatro o número de crianças infetadas. Isto porque, depois dos dois primeiros casos, também outra criança já havia testado positivo à Covid-19.

Estes casos pertencem ao grupo de 35 crianças com idades até aos 36 meses que estão em isolamento profilático depois de terem sido detetados sete casos entre os funcionários.

A creche está, desde 5 de outubro, encerrada.

Primeiro caso em funcionária

O primeiro caso de uma funcionária terá sido comunicado à instituição na segunda-feira, 5 de outubro. Trata-se de uma trabalhadora que teve alguns sintomas durante o fim-de-semana e que, depois de ligar para o SNS 24, lhe foi pedido para aguardar alguns dias em casa. A funcionária optou por fazer o teste por conta própria e o resultado revelou-se positivo.

Depois de informada, a Santa Casa contactou a Delegação de Saúde e a ordem foi para que os funcionários da Creche e do Pré-Escolar fossem testados. Destes 21 trabalhadores, sete testaram positivo. As autoridades de saúde decretaram que a creche fosse encerrada e que as 40 crianças que a frequentam, do berçário aos 36 meses, fossem para casa em isolamento profilático.

Sobre o porquê do Pré-Escolar continuar em normal funcionamento, Carlos Moreira, consultor jurídico da Misericórdia da Maia, explicou ao NOTÍCIAS MAIA que Creche e Pré-Escolar funcionam de forma separada mas que há espaços comuns para os funcionários de ambos os espaços. Não há ainda indicação sobre quando a creche poderá reabrir.

Covid-19: mais de dois mil casos positivos nas últimas 24 horas

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.