Notícias Maia

Maia – Cidade Europeia do Desporto

Partilhas

Maia capital do desporto, foi um slogan utilizado durante anos, contudo, por vezes, quem vive na Maia encara com naturalidade o sucesso dos eventos desportivos realizados, o sucesso dos clubes maiatos nas mais variadas modalidades, nomeadamente nas camadas de formação. Tudo isto faz parte do quotidiano dos maiatos, factor que muitas vezes tende a vulgarizar estes feitos, pois são um dado adquirido. Quando olhamos para o distrito e para o país, vemos que a Maia continua à frente do seu tempo no que diz respeito às infraestruturas desportivas por habitante, assim como na utilização das mesmas.

Mas neste momento de consagração a nível europeu, tenho de referir  algo que vai para além do desporto pelo desporto, a Maia utiliza o desporto como instrumento de intervenção nas mais variadas realidades, tal como é a melhor qualidade de vida dos seniores, o combate à obesidade e doenças cardíacas junto dos mais jovens… à inclusão social e transmissão de valores fundamentais, integrando aqueles que por motivos económicos e sociais, não tem as mesmas oportunidades.

Em suma, a Maia que conhecemos hoje está fortemente condicionada pelas politicas ligadas ao desporto, por isso mesmo, devo deixar uma palavra de reconhecimento ao Vereador Hernâni Ribeiro, pois muito daquilo que anteriormente referi deve-se ao seu trabalho.

Valores como a solidariedade hoje em dia estão cada vez mais ameaçados, ora na Maia, por diversos motivos mas também pela prática desportiva, fomenta-se coesão social, convívio inter-geracional e hábitos saudáveis que colocam a Maia como um dos concelhos com melhor nível de vida de Portugal.

COMENTE

Partilhas
Top