Notícias Maia

Estudantes foram Deputados Municipais por um dia

Partilhas

Bragança Fernandes integrou os mais novos nas comemorações do 25 de abril, convidando os estudantes maiatos a constituírem a Assembleia Municipal Jovem. Iniciativa teve como objetivo “motivar e desenvolver nos jovens competências para o exercício de uma cidadania ativa e responsável”.

Foi a 23 de abril que se deu a Assembleia Municipal Jovem, por iniciativa da Mesa da Assembleia Municipal da Maia, sendo integrada nas comemorações do 44º aniversário do 25 de Abril de 1974. Estiveram presentes 43 jovens deputados, constituídos em 6 grupos parlamentares representativos dos estabelecimentos de ensino secundário do município.

A iniciativa teve como objetivos “motivar e desenvolver nos jovens competências para o exercício de uma cidadania ativa e responsável; sensibilizar para as questões do poder local, designadamente no âmbito das atribuições e competências da administração local e do funcionamento dos respetivos órgãos; incentivar na juventude o interesse pela participação cívica na definição das políticas municipais realçando a importância do seu contributo para a resolução de problemas de âmbito local e dando-lhe voz junto dos órgãos municipais, foram os principais objetivos desta iniciativa que se pretende replicar nos próximos anos”.

Estes “jovens deputados” abordaram sobretudo as temáticas da mobilidade, do ambiente, da igualdade de género e do voluntariado, que apresentaram à Assembleia Municipal Jovem e ao Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, de forma bem fundamentada, com casos concretos, que mereceram a atenção do poder executivo.

Já a Câmara Municipal da Maia, através dos Pelouros da Educação, da Juventude e da Cidadania, apresentou à Assembleia Municipal Jovem uma Proposta de Recomendação com ações concretas nas áreas da Igualdade de Género e de Oportunidades, do Voluntariado e dos Direitos do Consumidor, com possibilidade de implementação nas escolas, que viu ser aprovada pelos “Jovens Deputados” por unanimidade.

COMENTE

Publicidade

media & meios

Newsletter

Top
Fórum da Maia - 30 de novembro - 21.30h

Salvador Martinha

Salvador Martinha vai finalmente apresentar o seu novo espetáculo de Stand-Up, Cabeça Ausente, no Fórum da Maia. Compre já o seu bilhete.
close-link