O edifício da Sonae recebeu a Certificação LEED de nível “Platinum”, atingindo 89 pontos, “a mais elevada atribuída até hoje a um edifício em Portugal e que premeia as suas características ambientais”.
O Sonae Tech Hub foi “reconhecido como o edifício construído de raiz, mais ecoeficiente em Portugal e um dos 100 melhores a nível mundial”, segundo comunicado do grupo Sonae. A Certificação LEED de nível “Platinum”, com um score de 89 pontos, “a mais elevada atribuída até hoje a um edifício em Portugal e que premeia as suas características ambientais”.
O Sonae Tech Hub, o edifício de escritórios do Sonae Campus, situado na Maia, construído um investimento associado de 11 milhões, foi distinguido com a Certificação LEED – Leadership in Energy & Environmental Design pelo United States Green Building Council.
A “Sonae está comprometida com a Sustentabilidade e empenhada em contribuir ativamente para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável fixados para 2030. O Sonae Tech Hub, o novo edifício no Sonae Campus que recebe as áreas tecnologia das várias empresas do grupo, é um exemplo deste compromisso. Estar nos top 100 mundial dos edifícios mais eco-eficientes é um enorme motivo de orgulho. Este edifício destaca-se por ter sido desenvolvido e construído com os mais elevados standards de eficiência ambiental e por proporcionar condições únicas de habitabilidade, para além de fomentar a colaboração, a criatividade e o bem-estar dos colaboradores. Mas mais importante, demonstra que, se todos os novos edifícios construídos em Portugal e no mundo seguirem os princípios do Sonae Tech Hub, é possível alcançar as metas de sustentabilidade definidas e contribuir para a salvaguarda do planeta”, sublinhou João Günther Amaral, membro da Comissão Executiva e Chief Development Officer da Sonae.
O Sonae Tech Hub tem uma área bruta superior a 6.900 metros quadrados, divida por quatro pisos acima do solo, as quais acrescem dois pisos de estacionamento subterrâneo.
O edifício promove a proximidade, a colaboração e a partilha de conhecimento entre as várias equipas presentes no local, através de um ambiente criativo e dinâmico. Além das zonas de trabalho individual em open space, oferece também espaços de brainstorming e de colaboração, salas de reuniões, equipamentos de lazer e um restaurante e cafetaria Go Natural disponível para todos os colaboradores.
De forma a promover a transição para a mobilidade elétrica, o parque do edifício tem um conjunto de postos de carregamento elétrico, a que acresce um conjunto adicional de iniciativas que visam assegurar soluções de mobilidade partilhada e reduzir as necessidades de deslocação das equipas.