Luís Montenegro venceu as eleições legislativas e será reconduzido como primeiro-ministro. A vitória da AD – Coligação PSD/CDS – está praticamente confirmada, embora os resultados finais ainda não tenham sido divulgados.
A AD – Coligação PSD/CDS, encabeçada por Luís Montenegro, venceu as eleições legislativas deste domingo, 18 de maio, e garantiu a continuidade no governo. A coligação, formada pelo PSD e CDS-PP, reforça a sua legitimidade eleitoral, menos de um ano depois de Montenegro ter assumido o cargo de primeiro-ministro.
A convocação antecipada destas eleições surgiu após a queda do governo, provocada por uma moção de confiança rejeitada no Parlamento, que ditou o fim do primeiro executivo liderado por Luís Montenegro, em funções há apenas 11 meses.
Apesar de ainda não serem conhecidas as percentagens finais de votação, que serão divulgadas ao longo da noite, a vitória da AD já é certa e foi confirmada por diversas fontes oficiais. O Chega e o PS ficam bastante próximos.
Luís Montenegro vê assim renovado o seu mandato à frente do Governo, tendo centrado a campanha eleitoral em propostas para relançar a economia, melhorar os serviços públicos e reforçar a coesão social. A recomposição parlamentar, ainda por apurar em detalhe, determinará agora os equilíbrios na nova legislatura.
O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deverá iniciar em breve o processo de audições aos partidos com assento parlamentar, para formalizar a indigitação de Luís Montenegro como primeiro-ministro.