Notícias Maia

A partir de hoje já pode ter o Andante no seu telemóvel

Partilhas

A partir de hoje a Metro do Porto permite-lhe substituir o cartão Andante, por uma APP no seu telemóvel. A “Anda” permite usufruir de todos os benefícios do Andante, mas de forma desmaterializada.

A aplicação ainda só está disponível no sistema Android, podendo ser descarregada a partir do dia de hoje, sexta-feira. Assim os utentes dos transportes públicos do Porto, passam a necessitar apenas de “encostar” o telemóvel ao validador para ativar a viagem, seja no Metro do Porto, num autocarro ou comboio urbano.

A aplicação foi criada pela Transportes Intermodais do Porto (TIP), e é um como um título Andante no seu smartphone ou tablet. A ideia é facilitar e agilizar a compra de viagens, com o sistema a atribuir “a cada passageiro o tarifário mais favorável”, possibilitando o envio de fatura para casa.

Segundo o TIP, esta aplicação, “Anda”, será a primeira App de telemóvel que será “capaz de otimizar o tarifário mensal apresentado a cada cliente”, configurando uma “enorme evolução no sistema de bilhética, a nível nacional e europeu”.

Ainda só disponível para smartphone com sistema Android, a “Anda” poderá ser usada na Metro do Porto, nos autocarros da STCP e na CP. A aplicação foi criada por iniciativa da TIP, em colaboração com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e os operadores de transportes.

Cada cliente vai poder ainda consultar o seu histórico de utilizações e custos associados.

COMENTE

Publicidade

Publicidade

media & meios

Newsletter

Top