Depois do Porto, o concelho da Maia é o que mais recebe gente para estudar e trabalhar, segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Todos os dias, entram no concelho da Maia 42 mil pessoas, e saem 40 mil. De acordo com os dados dos Censos 2021 divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o saldo é positivo.
Tendo em conta que muita gente se movimenta dentro do concelho da Maia, urge a necessidade de haver uma maior rede de transportes públicos, permitindo uma maior fluidez de deslocações.
Da população que entra na Maia (42 mil), cerca de 27 mil são oriundos do anel central da Área Metropolitana do Porto. Mais de sete mil vêm de Matosinhos, cerca de seis mil deslocam-se desde Valongo e cinco mil de Gondomar, entre outros. Os três concelhos mencionados (mais o Porto) são os concelhos que fazem fronteira com o Município da Maia, cuja área total ronda os 83 km.
Ainda assim, o concelho da Maia está na 3ª posição entre os municípios do Grande Porto cujos moradores perdem menos tempo nas deslocações diárias, depois do Porto e de Matosinhos.