Notícias Maia

Água na Maia sai das torneiras com cor acastanhada

Partilhas

Em resposta aos telefonemas dos munícipes, SMEAS apontam avaria como causa das interrupções de fornecimento, durante o dia de hoje.

Segundo a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), “a eventual ocorrência de cor castanha ou avermelhada na água da torneira é devida à presença de minerais como o ferro e/ou o manganês. Alterações na temperatura ou pressão e velocidade da água poderão originar uma turvação castanha, originada pela formação e arrastamento de depósitos de ferro nas tubagens metálicas”.

A situação pode ser minimizada se deixar correr a água durante algum tempo até voltar a sair límpida. No entanto, os consumidores devem evitar o uso de água nestas condições, até mesmo para lavar roupa.

ATUALIZAÇÃO

O Notícias Maia contactou a Câmara Municipal da Maia para obter esclarecimentos. A Câmara Municipal afirmou que os cortes de água e o aparecimento de água mais turva se deve às “obras no bairro do Sobreiro”. Ao nosso jornal, o município explicou que estes constrangimentos aconteceram porque houve uma “rutura de condutas” e que o tom alaranjado da água é “da terra que entrou para as condutas”.

Ainda assim, a comunicação da Câmara Municipal da Maia garantiu que “não há perigo” mas que a Câmara e o SMEAS “lamentam o incómodo” e irão informar a população sobre a continuidade destes episódios.

 

 

COMENTE

Publicidade

Publicidade

media & meios

Newsletter

Top