Diogo Rodrigues, aluno da Escola Secundária do Castêlo da Maia, foi eleito para incorporar a equipa que irá representa Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática 2018, que decorrem entre 1 e 8 de setembro, em Tsukuba, no Japão.

As provas de apuramento decorreram a 10 de junho, no Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Na prova, com a duração de 5 horas, constituída por 4 problemas, participaram os 8 alunos selecionados através das Olimpíadas Nacionais de Informática 2018.

As Olimpíadas Internacionais de Informática (International Olympiad in Informatics – IOI) são uma competição internacional anual de informática para alunos de vários países convidados.

As IOI são uma das cinco Olimpíadas Internacionais de Ciência, e a mais prestigiada competição de Ciências de Computadores do mundo.

O objetivo principal é estimular o interesse na Informática, Ciências de Computadores e Tecnologias de Informação, além de permitir reunir alunos excecionalmente talentosos de vários países e o intercâmbio de conhecimento científico e experiências culturais.
O número de países participantes tem crescido de forma contínua, com mais de 900 participantes e 85 países nas IOI2018 em Tsukuba, no Japão.

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.