“Ensinar música sem recorrer à música” é a premissa do projeto da Associação Recreativa e Cultural de Nogueira e Silva Escura. O objetivo é promover a atividade cultural dos idosos maiatos. 

A Associação Recreativa e Cultural de Nogueira e Silva Escura candidatou-se ao fundo do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), promovido pelo Portugal Inovação Social e, agora aprovado, o Projeto “Ao Som Das Gerações” está pronto a começar.

Trata-se de uma iniciativa de inovação e empreendedorismo social que tem como premissa ensinar musica aos idosos do concelho de uma forma inovadora. O Investidor Social do projeto é a Junta de Freguesia de Nogueira e Silva Escura.

Agostinho Silva, presidente da Associação Recreativa e Cultural de Nogueira e Silva Escura, explica ao NOTÍCIAS MAIA que se trata de “ensino de música sem recorrer à música”. Pode parecer confuso mas o método passa por uma abordagem mais direta aos instrumentos musicais, sem passar pelo ensino teórico.

O público-alvo são os idosos do concelho da Maia, que não terão qualquer tido de encargo com a atividade. As inscrições poderão ser feitas em breve na Junta de Freguesia em questão.

Entre os vários objetivos deste projeto, destaca-se a promoção da cultura aos mais velhos e o convívio inter-geracional entre avós e netos. A iniciativa tem a duração de três anos e está pronta a arrancar.

Além destas aulas onde os idosos irão ter contacto próximo com instrumentos musicais, estão ainda previstas visitas e intercâmbios.

Todo o projeto irá decorrer no Pavilhão Polivalente da Junta de Freguesia de Nogueira e Silva Escura, que precisará de obras de adaptação. Estas obras estão incluídas no financiamento do POISE e têm um prazo máximo de quatro meses para serem executadas. Até estarem concluídas, as aulas acontecem no edifício da Junta de Freguesia.

A apresentação oficial do “Ao Som Das Gerações” e da “Universidade Sénior”, projeto relacionado, acontece nesta sexta-feira, dia 9 de outubro, pelas 21h30, no Pavilhão Polivalente da Junta de Freguesia de Nogueira e Silva Escura.

Receita da Semana: Mousse de Chocolate sem açúcar!

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.