Notícias Maia

Arte e cultura nas viaturas de recolha de resíduos da Maia

Partilhas
© Imagem, Aldo Maia

De forma a dar continuidade ao projeto C-Mobile: Cultura em Movimento, a MAIAMBIENTE desafiou os alunos da ESAD – Escola Superior de Artes e Design (Matosinhos) a criarem ilustrações para decorarem as viaturas de recolha de resíduos do concelho da Maia. A apresentação das viaturas realizou-se hoje, sábado, 9 de junho, às 10h30, na Praça Doutor José Vieira de Carvalho.

Com supervisão do Cartoonista Internacional Cau Gomez, os alunos/artistas da ESAD fizeram parte de um atelier de trabalho sobre a temática “O Homem, o Meio e o Ambiente” que culminará com a apresentação pública das 16 ilustrações criadas e agora implementadas em 8 viaturas de recolha de resíduos urbanos.

Com a 2ª edição do C-Mobile, a MAIAMBIENTE pretende continuar a sensibilizar a comunidade educativa para a temática do desenvolvimento sustentável ao mesmo tempo que se leva a cultura aos cidadãos do concelho da Maia.  Este desafio integra o projeto desenvolvido pela ESAD e pelo Museu Nacional da Imprensa com o artista brasileiro Cau Gomez, no âmbito do cartoon e caricatura. A iniciativa conta ainda com o apoio da ad quadratum arquitetos.

CMOBILE: CULTURA EM MOVIMENTO

Em 2016, a MAIAMBIENTE decidiu dar uma utilização adicional aos seus camiões do lixo: transforma-los em veículos de cultura, ao mesmo tempo que recolhem os resíduos urbanos do concelho da Maia. O projeto “C-Mobile: Cultura em Movimento” é pioneiro em Portugal e tem como objetivo promover e disponibilizar o acesso universal à arte, nas suas diferentes formas de expressão, e divulgar novos artistas.

COMENTE

Publicidade

Newsletter

Top
Newsletter
SUBSCREVER

Subscreva hoje a Newsletter do Notícias Maia.

Esteja sempre atualizado. Receba por correio eletrónico as últimas notícias.
close-link