Todas as atividades das gratuitas mas algumas carecem de inscrição.

A Biblioteca Municipal da Maia preparou um conjunto de atividades para todo o mês de outubro. As atividades são gratuitas e há para todas as idades.

Cozinca

Até 29 de outubro: “Contos Contigo Conto”

Contos Contigo Conto é a atividade de contar histórias que a Biblioteca Municipal realiza diariamente para os mais novos e que permite o enriquecimento das experiências infantis, o desenvolvimento da linguagem, do imaginário, da criatividade e do potencial crítico das crianças.

Informações e inscrições através do número 22 940 86 38 ou do e-mail [email protected]

Até 23 de outubro: Exposição “Conhecer Fernando Campos: As Ilustrações”

Esta exposição constitui-se tendo por base algumas das ilustrações constantes no livro “Conhecer Fernando Campos: o menino que gostava de viajar nos livros” A dimensão pictórica assume-se assim perante o visitante como um outro modo de narrar a vida do escritor maiato.

Horário: Segundas: 18h00 – 23h00 / Terça a sexta: 09h30 – 23h00 / Sábados: 09h30 – 22h30

7 e 8 de outubro: Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal da Maia

A edição da Comunidade de Leitores, de 2020 a 2022, denomina-se “IN LIVROS”, com o tema “Os livros dos leitores”, percorre as escolhas bibliográficas feitas pelos seus membros. No caso em concreto desta opção temática, acresce ainda uma outra mais-valia que se prende com a possibilidade de se poder incorporar novas escolhas de livros hoje desconhecidos e que sejam sugeridos por novos e atuais leitores, mantendo sempre dinâmico o ritmo e compromisso dos leitores.

Horário: Dia 07 às 15h00 e dia 08 às 21h00 – discussão do livro “Se Com Pétalas ou Ossos”, de João Reis.

15 de outubro: Encontro com Autor

21h00. A Biblioteca Municipal Maia, através da sua Comunidade de Leitores, promove o encontro com o escritor João Reis em torno do seu livro “Se com Pétalas ou Ossos”. O encontro constitui uma oportunidade de dar a conhecer o escritor e as suas obras ao público maiato em geral.

23 de outubro: Oficina “Territórios do brincar – jogos tradicionais”

15h30. A Biblioteca Municipal da Maia promove um conjunto de oficinas intituladas “Territórios do brincar”, brincar em qualquer idade, no coletivo e em harmonia. Esta oficina inclui a narração de um conto e a construção de jogos tradicionais.
Público-alvo: famílias, com crianças até aos 10 anos.

Informações e inscrições através do número 22 940 86 38 ou do e-mail [email protected]

23 e 30 de outubro: Espetáculo “Histórias Fiadas”

11h30. Sábados mágicos, histórias divertidas, fantasia e imaginação, contos maravilhosos e muita animação. A Biblioteca espera por ti com incríveis leituras para toda a família.

Público-alvo: famílias, com crianças até aos 10 anos

Informações e inscrições através do número 22 940 86 38 ou do e-mail [email protected]

29 de outubro: Encontro com a autora e Lançamento do livro “O Desejo do Desconhecido”

19h00. A Biblioteca Municipal da Maia promove o lançamento do livro “O Desejo do Desconhecido”, de Ariana Vidinha.

Alison, uma jovem desconfiada e perdida nos seus próprios pensamentos, sofre com danos de relações passadas, tornando-se numa pessoa que acredita que o amor é apenas um «mito». Até que um dia, numa noitada no bar habitual, os seus pensamentos começam a mudar. Uma montanha de sentimentos mexe com as emoções de Alison, que sem se aperceber pode ter encontrado tudo aquilo que precisava. Por muito que tentasse, não conseguia fugir do desejo do desconhecido.

30 de outubro: Tertúlia “Asas de Poesia”

16h00. O Grupo Asas de Poesia continua como espaço de comunicação da palavra escrita em forma de POESIA, procurando homenagear ao mesmo tempo grandes poetas desaparecidos e procurando apresentar géneros poéticos diferentes, cada sessão do grupo pretende ser uma agradável tarde de convívio entre a poesia, a música e o público.

30 de outubro: Encontro com autor  e Apresentação do livro “Triângulo da Democracia”, de Carlos Magalhães

21h00. Com este “O Triângulo da Democracia” pretende o autor promover a discussão sobre os conceitos associados ao termo “democracia” e à sua aplicabilidade no mundo contemporâneo. Entre as variantes do exercício democrático nas sociedades modernas contam-se três “modelos” fundamentais: a democracia representativa, a democracia participativa e a democracia deliberativa. Conceitos mais recentes como os da democracia delegativa e da deliberação cívica, ou visões como a crise da democracia, o reinventar da democracia ou a democracia na era digital, não deixam de fazer parte deste estudo que surge como corolário da intensa atividade que o autor tem desempenhado nos últimos anos em prol da defesa da democracia, no âmbito dos movimentos cívicos que tem fundado e das iniciativas que tem promovido.

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas leem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.