Notícias Maia

Câmara alarga distribuição dos Manuais Digitais ao pré-escolar

Partilhas

A Câmara Municipal irá proceder à entrega de Manuais Digitais, gratuitos, às crianças do Pré-Escolar e aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico das escolas da Maia. 

No próximo dia 22 de janeiro, às 9h30, irá decorrer a entrega dos Manuais Digitais no Centro Escolar de Folgosa.

Esta ferramenta digital é um repositório de recursos multimédia que, ao mesmo tempo configura um espaço de aprendizagem, colaboração e partilha. Tudo devidamente enquadrado em objetivos pedagógicos, educacionais e metodologias inovadoras de aprendizagem, com base em projetos integrados, a partir de temas transversais ao currículo, como a Educação para a Cidadania e o Currículo local. E tem por base o vasto e rico património material e imaterial do concelho da Maia.

Para assinalar o 10º aniversario da distribuição dos manuais digitais na Maia, a Câmara Municipal decidiu incluir este ano os alunos do pré escolar no leque de crianças abrangidas pela distribuição gratuita desta ferramenta pedagógica.

Este projeto facilita ainda a aproximação das famílias à escola e promove a aprendizagem colaborativa, gerando inovadoras comunidades de partilha.

Com o Manual Digital, os encarregados de educação observam uma maior motivação nos seus filhos, um maior envolvimento nas atividades escolares e sentem também uma maior proximidade com a escola.

António Silva Tiago, Presidente da Câmara Municipal da Maia a propósito do Manual Digital refere que  “Uma das nossas metas é promover no ensino os valores da responsabilidade e da integridade; da excelência e da exigência; da curiosidade, reflexão e inovação; da cidadania, da participação e liberdade. Esta extraordinária ferramenta que disponibilizamos aos nossos alunos é um reflexo disso mesmo. Estamos sempre a procurar melhorar as condições que proporcionamos aos nossos jovens e por eles vamos sempre além do que nos é exigido. Este ano aumentamos significativamente o número de alunos alcançados por esta iniciativa, sendo já mais de 6.000 o número de crianças abrangidas por esta iniciativa”.

Em 2008, a Câmara da Maia foi pioneira na distribuição do Manual Digital por todos os alunos do 1.º ciclo. Hoje, passados 10 anos, volta a ser pioneira ao alargar o Manual Digital à Educação Pré-escolar.

As coleções “Bia e Kiko” e “Biblioteca do Gigante”, especialmente dirigidas ao Pré-escolar, motivam as crianças para uma prática educativa diversificada, integradora e socializadora, orientando os educadores e envolvendo as famílias no processo de aprendizagem.

O Manual Digital disponível gratuitamente em www.participamais.cm-maia.pt e nas lojas Android e IOS. Trata-se de uma plataforma desenvolvida em parceria com a Câmara da Maia, onde foi disponibilizada pela primeira vez e que hoje se encontra disseminada por uma grande maioria dos concelhos do Norte e Centro do país

COMENTE

Publicidade

media & meios

Newsletter

Top
Fórum da Maia - 30 de novembro - 21.30h

Salvador Martinha

Salvador Martinha vai finalmente apresentar o seu novo espetáculo de Stand-Up, Cabeça Ausente, no Fórum da Maia. Compre já o seu bilhete.
close-link