A exposição será composta pelo trabalho de Boaventura Pereira de Matos, um dos maiores santeiros da região.

Entre 7 e 14 de julho, a Câmara Municipal da Trofa vai levar a arte sacra feita no concelho até ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Cozinca

A promoção será dinamizada na Loja Interativa de Turismo do Aeroporto e, em exposição, estará a “arte e saber” de Boaventura Pereira de Matos, um dos maiores santeiros da região.

A arte santeira teve origem na freguesia de S. Mamede Coronado e vale a pena ser vista por todos os que passem no aeroporto situado na Maia entre os dias 7 e 14 deste mês.

Recorde-se que os Santeiros do Coronado são candidatos às 7 Maravilhas da Cultura Popular, tendo sido finalistas regionais pelo distrito do Porto.

Sobre a tradição neste concelho

Foi em São Mamede do Coronado, na Trofa, que em 1920, a produção de imaginária religiosa iniciou um novo ciclo em Portugal. Nesse ano, o mestre santeiro José Ferreira Thedim (1891-1971), descendente de uma família local, com tradição na arte, executou aquela que viria a ser a imagem da Capelinha das Aparições, no Santuário de Fátima.

Casa de Guilhermina Suggia na Maia em exposição

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.