O executivo da Câmara do Porto aprovou esta terça-feira, dia 19 de abril, a saída da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), uma decisão consequente do processo de descentralização de competências.
“A razão pela qual pretendemos estar fora da ANMP, sem nenhuma hostilidade, é porque amanhã ninguém se vai substituir a nós, nem à Assembleia Municipal [nas negociações e decisões no processo de transferência de competências]”, salientou Rui Moreira.
Já no passado dia 12 de abril, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira tinha dado a conhecer a sua vontade de deixar este organismo, altura em que manifestou não haver “condições” para passar “um cheque em branco” à ANMP para negociar com o Governo a transferência de competências.
Ainda assim, o presidente da Câmara do Porto afirmou que a saída do Porto da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) “não pretende ser uma afronta” à presidente, Luísa Salgueiro, nem uma “desconfiança” à sua boa vontade no processo.
Em resposta a Luísa Salgueiro, Rui Moreira diz não estar “contra” a ANMP, nem “contra” os municípios que se sentem “confortáveis” com o que a associação negociou e aceitou no âmbito do processo de descentralização de competências.
A proposta, assinada pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, contou com os votos a favor do movimento independente, a abstenção do vereador do PSD, Alberto Machado e os votos contra do PS, BE, CDU e do social-democrata Vladimiro Feliz.
Aqui chegado…
...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas leem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.
Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.
Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.