A Câmara Municipal da Maia vai criar o Programa Municipal de Saúde Sénior 60+, abrangendo áreas essenciais como: Saúde Oral, Educação Alimentar, Psicologia, Saúde e Cidadania, a acorrer em estreita colaboração com algumas Instituições Públicas e Solidárias do concelho da Maia que desenvolvem trabalho nesta área social, assim como com um conjunto de Parceiros.

A Maia é um Município com 135.924 habitantes, dos quais 20.108 têm sessenta e cinco ou mais anos de idade, sendo 8.689 do género masculino e 11.419 do género feminino, representando, no total, cerca de 14.79% da população residente (INE, junho 2014). A autarquia tem vindo a apostar em promover um conjunto de atividades dirigidas à População Idosa residente no Concelho, abrangendo áreas como o lazer, a cultura, a atividade física e desportiva, no objetivo de promover o envelhecimento ativo e saudável e de combater o isolamento e a solidão. São exemplos dessas políticas, vários programas de iniciativa Municipal:

  • O Clube Maia Sénior, programa que conta com 2.500 participantes e que promove atividades como as Férias Desportivas, Jogos de Família, Hidroginástica, Tai-Chi-Chuan, entre muitas outras;
  • O Programa de Turismo Sénior, que já chegou a mais de 100.000 participantes, tendo em 2017 abrangido cerca de 5.500 pessoas;
  • O Serviço de Pequenas Reparações ao Domicílio;
  • O Programa Municipal de Saúde Sénior, com destaque para a saúde oral, a saúde alimentar e o desenvolvimento cognitivo;
  • O Encontro Inter-Geracional, expresso na criação de Centros de Dia e Creches e Infantários numa mesma estrutura; as diversas atividades desenvolvidas no Complexo de Educação Ambiental da Quinta da Gruta, entre outros.

Estas atividades terão sido essenciais no reconhecimento pela Organização Mundial de Saúde, em 2013, ao atribuir o estatuto e integrando o município na Rede Mundial das Cidades Amigas das Pessoas Idosas.

Áreas da Saúde a serem trabalhadas durante todo o ano letivo:

  • Saúde Oral
  • Educação alimentar
  • Psicologia
  • Prevenção e cidadania

Oferta da Autarquia / atividades que serão trabalhadas pelos seniores:
Música 60+
Exposição de fotografia 60+
Desafio Pedómetro 60+
Workshop de culinária FCNAUP 60+
Concurso Master chef 60+
Treino cognitivo 60+
Terapia com animais 60+
Pintura em tela 60+
Promoção da escovagem dos dentes 60+
Prevenção Rodoviária 60+
Primeiros Socorros e Risco de queda 60+
City tour 60+
Refeições Intergeracionais 60+
Estórias 60+
Encontro de Gerações 60+

No próximo dia 16 de novembro, quinta-feira, pelas 10.00H, na Sala D. Pedro IV, nos Paços do Concelho decorrerá a Cerimónia Protocolar do Programa Municipal de Saúde Sénior 60+.

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.