Os detentores da Liga dos Campeões, o Paris Saint-Germain defronta o Real Madrid numa meia-final 100% europeia do campeonato do mundo de clubes, com Kylian Mbappé potencialmente a alinhar contra o seu antigo clube pela primeira vez desde que se transferiu para Espanha.
O PSG superou dois cartões vermelhos tardios para vencer o Bayern Munique por 2-0 nos quartos de final, somando a terceira vitória consecutiva no mundial de clubes sem sofrer golos — a resposta ideal à derrota por 1-0 frente ao Botafogo na segunda jornada da fase de grupos. Depois de conquistar um famoso quadruplete no início da época, os parisienses estão habituados a jogos a eliminar e não sofreram qualquer golo nos últimos quatro encontros a eliminar em todas as competições. Como nos últimos sete jogos oficiais apenas uma das equipas marcou (6V, 1D), o primeiro golo neste duelo poderá revelar-se decisivo.
O Real Madrid marcou primeiro frente ao Borussia Dortmund nos quartos de final (vitória por 3-2), e estava confortável até um período frenético nos descontos, que viu três golos, Dean Huijsen expulso e Thibaut Courtois a fazer uma defesa brilhante no último suspiro. A suspensão de Huijsen complica os planos dos “Merengues”, mas não faltará motivação para continuar o arranque invicto sob o comando de Xabi Alonso (4V, 1E), ainda mais com o clube a prometer um bónus de €1 milhão a cada jogador em caso de vitória na competição!
Em 12 confrontos anteriores — o mais recente na época 2021/22 — o Real Madrid leva ligeira vantagem, com cinco vitórias contra quatro do PSG (3E).
Cinco dos últimos seis embates entre as duas equipas tiveram mais de 2,5 golos.
Estatísticas Relevantes e Séries em Curso
- Em três dos últimos quatro jogos do PSG, os golos aconteceram apenas numa das partes (3V, 1D).
- O PSG recebeu menos de dois cartões amarelos em cada um dos últimos quatro jogos.
- O Real Madrid também viu menos de dois amarelos em cada um dos últimos oito jogos (7V, 1E).
- Houve mais de oito cantos em cinco dos últimos seis jogos do Real Madrid.
Jogadores em Destaque e Ausências
O ex-jogador do Real Madrid Achraf Hakimi contribuiu diretamente para um golo em cada um dos últimos três jogos do PSG (2 golos, 1 assistência), e cinco dos seus últimos seis golos pelo clube foram em jogos a eliminar.
Gonzalo García, do Real Madrid, marcou frente ao Dortmund e soma já quatro golos na competição — três dos quais abriram o marcador.
Ambas as equipas terão de reorganizar as suas defesas: Willian Pacho e Lucas Hernandez (PSG), assim como Huijsen (Real Madrid), foram expulsos nos quartos de final e estão suspensos para este encontro.