Notícias Maia

Casal consegue comprar casa de 136m2 com o salário médio da Maia

© DR/Notícias Maia
Partilhas

Um casal da Maia ganha um salário mensal líquido de 1506 euros e consegue comprar, no máximo, uma habitação de 178.030 euros, correspondente a 136m2.

Em contraste, um casal que ganhe o salário médio só consegue comprar uma casa com 74 metros quadrados no Porto, de acordo com dados da ComparaJá.pt, solicitados pelo JN/Dinheiro Vivo.

No distrito do Porto é em Paços de Ferreira que se consegue uma casa maior, seguido de Amarante e Trofa. No concelho vizinho da Maia é possível adquirir uma casa de 164m2, no valor de 146.696 euros com um salário de 1216 euros mensais, por casal.

Felgueiras, Matosinhos e Porto são, por ordem decrescente, os concelhos onde segundo o estudo se conseguem as casa com menores áreas. No Porto, os 1696 euros mensais líquidos auferidos por um casal são apenas suficientes para adquirir uma habitação de 74 m2, avaliada em 200.572 euros.

De acordo com a publicação, a ideia deste estudo era perceber “quanta casa” se consegue comprar com o salário médio, isto é, qual o valor máximo de crédito habitação que se consegue obter e, com esse dinheiro, qual é a dimensão de casa que é possível adquirir.

Para a análise, foi tido em conta um valor de financiamento de 80% do valor de aquisição e uma TAEG de 2,9%, considerando os restantes 20% como a poupança prévia necessária para fazer face ao valor da entrada inicial.

Para chegar ao salário médio líquido em cada munícipio, o comparador recorreu à Pordata (dados de 2016) e à calculadora da consultora PwC para atualizar os valores com a taxa de evolução em Portugal (dados do Instituto Nacional de Estatística entre 2016 e 2018).

Por fim, recorreu-se aos portais Casa Sapo, Idealista e Imovirtual para calcular a média ponderada do preço do metro quadrado para imóveis T2 e T3.

COMENTE

Publicidade

Publicidade

media & meios

Newsletter

Mais Populares

Top