Partilhas

A nova linha faz parte do Programa Nacional de Investimentos 2030 e prevê a construção de duas pontes sobre o Douro e Tejo.

A nova linha de alta velocidade vai permitir fazer o percurso de comboio entre Porto e Lisboa em menos de metade do tempo do comboio mais rápido a fazê-lo atualmente. Velocidades sempre próximas dos 300 quilómetros por hora vão garantir que a viagem entre Porto e Lisboa dure apenas uma hora e quinze minutos. 

Cozinca

De acordo com informações avançadas pelo “Público” esta quinta-feira, 22 de outubro, a linha faz parte do Programa Nacional de Investimentos 2030 e terá um custo aproximado de 4 500 milhões de euros.

O projeto deverá ser apresentado pelos ministros das Infraestruturas, Ambiente e Agricultura mas, ao que o Público avança, a construção de uma linha de alta velocidade obrigará ao desenvolvimento de mais duas pontes, uma sobre o Douro e outra sobre o Tejo.

De acordo com o mesmo jornal, o projeto divide-se em duas fases. A primeira terá o foco no troço que vai de Vila Nova de Gaia a Soure e, numa segunda etapa, as obras incidirão na restante parte da linha, de Leiria até Lisboa.

Curiosamente, já em 1999, o Executivo de Guterres anunciava que o “TGV vai ligar Lisboa ao Porto em uma hora e 15 minutos”. O primeiro-ministro à data apontava a conclusão desta obra para o ano de 2010. Até então, nada de TGV.

Câmara apela para que maiatos não frequentem ginásios e parques ao ar livre

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.