Automóvel na reserva? Veja aqui em que bombas ainda há combustível.

Está previsto que a greve dos motoristas comece na segunda-feira, mas muitos portugueses já estão a fazer fila para atestar, na esperança de minimizar o impacto da falta de combustíveis. Ora, se está na reserva, o melhor é evitar todas as deslocações desnecessárias, sobretudo se for a um posto de abastecimento que, afinal, também está com os tanques secos.

O melhor a fazer é mesmo consultar este mapa interativo, que indica, em tempo real, em que postos ainda há gasolina, gasóleo ou GPL, assim como qual a bomba mais próxima que faz parte da Rede de Emergência de Postos de Abastecimento (REPA).

Estes dados não oficiais estão a ser recolhidos pela plataforma #JáNãoDáParaAbastecer, com base no feedback dado pelos próprios utilizadores. Segundo a plataforma, às 19.00h desta sexta feira, eram 5 os postos de abastecimento da Maia onde pelo menos um dos tipos de combustível já se encontrava esgotado: Jumbo de Moreira, Jumbo do Castêlo da Maia, BP do Lavrador, BP da Espinhosa e BP de S. Pedro Fins.

A aplicação de navegação automóvel Waze conta, a partir de ontem, com um novo serviço, a pensar na greve dos motoristas com início marcado para dia 12: a sinalização de postos de combustível de emergência (REPA e REPA-SOS).

REPA e REPA SOS são as siglas que definem a Rede Estratégica de Postos de Abastecimento. A diferença entre as duas siglas distingue os postos de abastecimento exclusivos para viaturas prioritárias ou de emergência, sendo estas classificadas como REPA SOS.

Se, como tudo indica, a greve dos motoristas avançar na próxima segunda-feira, abastecer a viatura pode passar a ser uma dor de cabeça. Isto porque será imposto por lei uma regra que estabelece valores máximos de abastecimento:

Cidadãos em geral (não prioritários):

  • Postos normais: ilimitado até esgotar ou até determinação do posto. Em situação de emergência energética, máximo de 25 litros.
  • Postos REPA: máximo de 15 litros por viatura.
  • O armazenamento de combustível tem um limite de dez litros por pessoa, sendo obrigatório possuir um recipiente adequado para o efeito.

Viaturas prioritárias:

  • O abastecimento é ilimitado nos postos normais, REPA e REPA SOS.
COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.