No passado dia 6 de Janeiro, Dia de Reis, na Igreja de Nossa Senhora da Maia, o Coral Infantil Municipal dos Pequenos Cantores da Maia realizou o seu já tradicional Concerto de Reis, a convite da Comissão de Festas da Paróquia da Maia em Honra de Nossa Senhora do Bom Despacho.

DS Crédito

A afluência de público foi de tal modo expressiva que no piso superior, foram muitas as famílias com filhos a quererem ver o concerto desse plano mais favorável aos pequenitos, face ao imenso público que se acumulava no piso térreo da Igreja.

Segundo José Manuel Sousa, Presidente do Conselho de Zona da Maia das Conferências Vicentinas, a doação de bens alimentares embalados e mesmo em dinheiro ultrapassou as quantidades e valores arrecadados no concerto do ano transato.

À porta da Nossa Senhora da Maia, os vicentinos recolhiam as dádivas e os contributos dos benfeitores, que no final compunham uma bela montanha de bens essenciais, onde se podia encontrar massas alimentícias, açúcar, arroz, enlatados diversos e outros bens de primeira necessidade importantes para o trabalho social que esta instituição leva a cabo em todo o concelho da Maia.

José Sousa, na breve intervenção que teve no evento, agradeceu às várias entidades que têm apoiado os vicentinos, nomeadamente a Câmara Municipal e a Comissão de Festas presidida por Joaquim Alberto Marques.

O Maestro Victor Dias, Diretor Artístico do Coral, afirmou que:  “…a possibilidade de realizar anualmente estes concertos era uma excelente forma de promover a educação cívica das crianças e jovens que integram os Pequenos Cantores da Maia, considerando que os ajudam a tomar consciência da sua própria responsabilidade social, para que no futuro se tornem adultos com pleno sentido da sua humanidade e fraternidade, e continuem a prestar auxílio e ajuda aqueles que mais precisam, os mais pobres, carenciados e marginalizados. Os mais novos são por natureza generosos e sempre muito receptivos à participação em acções socialmente solidárias e essas virtudes devem ser estimuladas e enaltecidas, para que se inculque no seu espírito essa forma de ser…”.

O Concerto de Reis 2018 teve um programa constituído por canções do repertório clássico, temas de Natal, Fado e até uma canção dos The Beatles, dedicada à confiança e serenidade que nos inspira a figura de Nossa Senhora “Let it be”.

António Silva Tiago, Presidente da Câmara da Maia e Patrono dos Pequenos Cantores, proferiu já no final do concerto, uma alocução em que sublinhou a importância do trabalho das conferências Vicentinas da Maia e a tradição do Coral Infantil Municipal na realização destes eventos solidários. Referindo-se expressamente ao Maestro Victor Dias, o Edil, evidenciou as suas elevadas qualidades humanas e intelectuais, citando-o como a alma do projecto do Coral Infantil Municipal, reiterando a sua convicção de que os Pequenos Cantores da Maia são uma escola de cidadania e são os grandes embaixadores culturais da comunidade concelhia da Maia, sendo atualmente um ativo reconhecido em todo o lado.

 

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.