Foi encontrado num moinho em ruínas, onde foi reutilizado e fragmentado, para servir de caleira para água.

Os marcos miliários são verdadeiros monumentos com inscrições, de forma cilíndrica e construídos em pedra. Forneciam aos viajantes nas estradas do mundo romano, a indicação da distância entre duas cidades, demonstrando o poder do imperador no território e difundindo os valores da civilização romana.

Cozinca

Eram colocados nas bermas das vias e distanciados entre si por cerca de 1480 metros, ou seja, uma milha romana, que correspondia a cerca de mil passos (milie passus).

Sabia que existiu um marco miliário em Barca?

O marco miliário de Barca foi encontrado no ano de 2015, num terreno particular, durante a limpeza de um antigo moinho em ruínas. Quis o destino que tenha sido reutilizado nesse mesmo moinho e fragmentado, para servir de caleira para água. Não se conhecendo a sua proveniência exata, estima-se que seja do próximo lugar do Marco, de acordo com a alusão toponímica.

Este, tal como o do Ferronho, que se encontra exposto no Museu de História e Etnologia da terra da Maia, fazia parte da via romana XVI, itinerário entre a cidade de Braga (Bracara Augusta) e o Porto (Cale).

No texto gravado que chegou aos nossos dias, apesar de incompleto, pode ler-se: “Poder Tribunício XV (…), Cônsul (…) Pai da Pátria, a Bracara Augusta vinte e sete milhas”.

A semelhança epigráfica com um outro marco existente na Quinta do Paiço, Alvarelhos, concelho da Trofa, permite concluir a hipótese de que seja dedicado ao Imperador Adriano e a sua datação aproximada estará entre o mês de dezembro do ano de 130 e dezembro de 135, altura em que Adriano exerceu o XV e XVIII poder tribunício.

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.