Há luz verde para a reabertura dos cemitérios. A Câmara Municipal da Maia deu indicações às Juntas de Freguesias para que, caso pretendam, possam começar a reabrir os cemitérios com medidas de controlo.

Algumas freguesias do concelho da Maia já comunicaram aos seus fregueses que os cemitérios vão reabrir. As Juntas do Castêlo da Maia e Nogueira e Silva Escura comunicaram que a partir de dia 27 de abril, os cemitérios estariam novamente abertos público.

Ordem dos Advogados Maia

Os Presidentes das Juntas de Freguesia receberam no passado dia 21 de abril, indicações do município que dão luz verde à reabertura destes espaços, deixando as restrições ao critério de cada uma das Juntas. 

Contactada pelo NOTÍCIAS MAIA a Câmara Municipal informou que esta decisão surge no sentido de dar resposta às “inúmeras solicitações que recebeu por parte de presidentes de várias Juntas de Freguesia sobre a possível abertura dos cemitérios” e ao “crescente desejo das pessoas de poderem ir aos cemitérios honrar os seus entes queridos”. Um “desejo compreensível” para a autarquia.

A autarquia sublinhou ainda que a indicação não indica obrigatoriedade de abertura, “mas sim a mera possibilidade, desde que cumpridas as orientações”.

Questionada sobre a incompatibilidade da abertura dos cemitérios com o atual estado de emergência, a Câmara Municipal afirmou que se “limitou a definir um modelo possível de abertura controlada e condicionada”, com a “definição de um horário reduzido de abertura, acesso condicionado a um número limitado de pessoas, a proibição de partilha de materiais de limpeza, e fiscalização das entradas por parte das Juntas de Freguesia”.

Nesta mesma informação pode ler-se que é recomendado o controlo das entradas e a não partilha de materiais como vassouras, baldes, entre outros. Cada autarquia poderá então abrir ou não os cemitérios mas sempre cumprindo as orientaçõess do município.

O NOTÍCIAS MAIA sabe que algumas Juntas de Freguesia vão optar por manter os cemitérios encerrados ao público enquanto vigorar o estado de emergência.

Nogueira e Silva Escura

No caso da freguesia de Nogueira e Silva Escura, a entrada será controlada por um funcionário e não será possível a permanência de mais de 15 pessoas no cemitério. É obrigatório o uso de luvas e recomendado que se evite o contacto com outras pessoas. O cemitério de Nogueira estará aberto das 14:00h às 17:30h de segunda a sábado e o cemitério de Silva Escura das 9:00h às 12:30h. Ambos encerram ao domingo.

Castêlo da Maia

No Castêlo da Maia, os cemitérios estão abertos da 9:00h às 19:00h, foi retirado todo o material de uso comum do cemitério, as torneiras de água foram adaptadas para que não seja necessário o toque das mãos e a entrada está também a ser controlada por um funcionário. Ao NOTÍCIAS MAIA, a Junta de Freguesia do Castêlo da Maia explicou que havia recebido inúmeras chamadas a pedir a abertura dos cemitérios mas que, se o atual método adotado pela Junta não funcionar junto das pessoas, as condições de entrada poderão ser revistas.

A Comissão Municipal de Proteção Civil tinha determinado o encerramento dos cemitérios para conter a expansão da Covid-19

O encerramento ao público dos cemitérios foi determinado a 28 de março no Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil (PMEPC). Na altura já se encontravam alguns cemitérios encerrados por iniciativa das Juntas de Freguesia.

Estes espaços deveriam ser utilizados apenas para a realização de cerimónias fúnebres, de acordo com “medidas organizacionais que garantam a inexistência de aglomerados de pessoas”.

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.