A Câmara Municipal da Maia e a Associação Empresarial da Maia assinam amanhã o memorando para o lançamento de uma campanha de testes serológicos para indentificar a presença de Anticorpos Específicos para a SARS-Cov-2 junto da comunidade empresarial.

Esta campanha de testes destina-se aos colaboradores das empresas maiatas e tem por objetivo avaliar a resposta à Covid-19 e, em simultâneo, dar suporte e confiança no regresso ao trabalho. Com a realização destes testes é possível identificar trabalhadores que tiveram contato com o vírus e desenvolveram resposta imunológica.

DS Crédito

A iniciativa resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal da Maia e a Associação Empresarial da Maia, em colaboração com o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), o laboratório SynLab e a Bial. Esta sexta-feira será assinado o memorando desta parceria, pelas 9h30, nos Paços do Concelho, com a presença de Henrique Barros, presidente do ISPUP e do Conselho Nacional de Saúde.

António Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal da Maia, referiu em comunicado enviado ao NOTÍCIAS MAIA que “com esta campanha, contribuímos para um regresso ao trabalho mais tranquilo. O Município disse presente durante a fase mais aguda da pandemia, e assim continuamos agora, ajudando a criar as condições para um retomar da atividade económica do concelho, quer proporcionando um retorno com confiança, quer com investimento que contribua para o relançar da economia local”.

Para Henrique Barros, presidente do ISPUP, “o regresso às atividades profissionais é fundamental para minimizar o impacto da pandemia no País e na região”. “Através de testes serológicos pode conhecer-se a proporção de trabalhadores que já tiveram contacto com o vírus SARS-CoV-2 e melhor planear atividades preventivas”, sublinha o conceituado especialista.

O teste Anti-SARS-Cov-2 por eletroquimioluminescência, tem uma elevada sensibilidade clínica (100%;>=14 dias após confirmação PCR) e uma especificidade de 99,81%. Este teste apresenta como garantia o facto de estar validado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. A marcação dos testes para a comunidade empresarial será feita através dos números gratuitos 800 210 123 ou 800 210 122, sendo as colheitas feitas na sede daquela associação e no TecMaia, de segunda-feira a sexta-feira das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00.

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.