Há um maiato que constrói anualmente um presépio com centenas de peças e que todos podem visitar. O NOTÍCIAS MAIA foi conhecer a história por detrás desta obra.

Bruno Maia começou a interessar-se pelas peças dos presépios quando ainda nem sabia ler e escrever. Conta-nos que aos 3 anos já ficava fascinado com o “pequeno presépio” feito pela mãe e pela avó e que, quando era ainda criança, trocava os carrosséis por peças e pequenos brinquedos. “Eu preferia que o dinheiro dos carrosséis fosse para os bonecos, porque os bonecos eu trazia para casa e os carrosséis não”, conta o maiato, natural e residente de Barca.

Cozinca

Atualmente, aos 28 anos, expõe um vistoso presépio todos os anos na sede da Associação Juventude Barcarense, da qual faz parte. Uma mostra que só é possível com o “apoio da Junta de Freguesia do Castêlo da Maia e da Câmara Municipal da Maia, que cedeu o espaço para a Associação”, frisa o maiato.

Esta é uma tradição que acontece desde 2007, ano em que expôs pela primeira vez o seu presépio à comunidade, naquele ano, na Junta de Freguesia em Barca. Antes disso, já construía o presépio em sua casa e “os vizinhos já iam lá ver”, confessa o jovem.

Com os anos foi mudando o local de exposição mas, o que nunca mudou, foi a vontade em tornar o presépio cada vez maior. Bruno começou com 100 e conta agora com 450 peças, algumas oferecidas, outras compradas e ainda um conjunto delas que foi contruído pelo seu pai. “Todos os anos tento encontrar um pormenor novo” conta Bruno Maia, explicando que a maioria das peças “são em barro português”.

“No geral, toda a gente gosta”, afirma o jovem barcarense que é responsável pela totalidade do trabalho de montagem desta obra com centenas de peças.

Ficou curioso com este presépio? Ainda poderá visitá-lo até domingo, 10 de janeiro, entre as 10h e as 13h, na antiga escola de santa cruz e atual sede da Associação Juventude Barcarense.

Além do presépio, Bruno Maia monta anualmente também uma Cascata de S. João, onde “90% das peças são as mesmas”.

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.