Notícias Maia

Depressão “Helena” coloca zona litoral em alerta laranja

Partilhas

São esperadas rajadas de vento que podem atingir os 110 km/hora.  Região do Porto em alerta laranja devido aos ventos fortes e alerta vermelho para a agitação marítima.

A Proteção Civil da Maia deu a conhecer que “esta depressão deverá afetar Portugal Continental em particular no que respeita ao vento e à agitação marítima na costa ocidental”.

Assim, para dia 1 de Fevereiro, prevê-se vento forte de noroeste, com rajadas até 75/85 km/h no litoral, que deverão atingir valores da ordem de 110 km/h a norte do cabo Mondego e nas terras altas do Minho e Douro litoral e da região Centro.

A agitação marítima na costa ocidental deverá ter altura significativa de 5 a 7 metros, e temporariamente a norte do cabo Raso, 7 a 8 metros durante a tarde e início da noite, e altura máxima que poder á atingir 15 metros.

Adicionalmente, devido a uma massa de ar polar pós-frontal fria, prevê-se ocorrência de aguaceiros que poderão ser localmente intensos, de granizo e acompanhados de trovoada, e sob a forma de neve nas terras altas.

Prevê-se ainda uma descida da temperatura, o que associado ao vento forte aumentará o desconforto térmico.

A influência desta depressão em Portugal será ainda sentida em algumas das zonas marítimas de responsabilidade nacional.

COMENTE

Publicidade

Publicidade

media & meios

Newsletter

Top