Este Dia Mundial da Língua Portuguesa passará a comemorar-se anualmente a 5 de maio.

A UNESCO aprovou hoje, dia 25 de novembro, o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Este dia foi escolhido por já ser o dia em que Comunidade dos Países de Língua Portuguesa o assinalava.

DS Crédito

A decisão foi acordada na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em Paris, na reunião do conselho executivo. A proposta foi introduzida por todos os países lusófonos e recebeu o apoio de países como Argentina, Chile e Luxemburgo tendo sido aprovada por unanimidade.

Sampaio da Nóvoa, embaixador de Portugal na UNESCO, afirmou que esta “é a primeira vez que a UNESCO toma uma decisão destas em relação a uma língua que não é uma das línguas oficiais da UNESCO. Por unanimidade, as pessoas reverem-se na ideia de que é importante um dia mundial da língua portuguesa é muito importante”.

Este dia da língua portuguesa será, a partir de agora, oficialmente assinalado na sede da UNESCO com apresentações musicais, literatura ou qualquer outra representação cultural, sendo que, a sua organização ficará a cargo dos países que usam o português como língua oficial.

 

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.