Na operação, com o nome de código “Éter”, executada esta quinta-feira, dia 18 de outubro, foram detidos cinco suspeitos e foram feitas buscas domiciliárias e não domiciliárias em “entidades públicas e sedes de empresas”. O presidente do Turismo Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, é um dos cinco detidos.

Entre os detidos estão um empresário da Maia e outro de Viseu. A lista dos detidos, no âmbito da investigação relativa à presumível viciação de procedimentos de contratação pública, integra duas outras “figuras de topo” do Turismo Porto e Norte de Portugal, relacionadas com chefia do Departamento Operacional e à Direção do Núcleo Financeiro e Jurídico, afirma a Agência Lusa.

“A investigação, centrada na atividade de uma pessoa coletiva pública, determinou a existência de um esquema generalizado, mediante a atuação concertada de quadros dirigentes, de viciação fraudulenta de procedimentos concursais e de ajuste direto com o desiderato de favorecer primacialmente grupos de empresas, contratação de recursos humanos e utilização de meios públicos com vista à satisfação de interesses de natureza particular”, indica a Diretoria do Norte da PJ.

O órgão de polícia criminal realizou buscas em entidades públicas e sedes de empresas no âmbito de uma investigação referente à provável viciação de procedimentos de contratação pública no valor de vários milhões de euros.

Os detidos, entre os 42 e os 54 anos, vão ser sujeitos a interrogatório judicial para determinação de medidas de coação.

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.