Os maiatos votaram e decidiram que o Caso Tecmaia e a possível perda de mandato do Presidente da Câmara Municipal da Maia foi o caso que mais marcou o ano de 2019.

O Notícias Maia lançou um desafio aos maiatos. A nossa equipa quis saber qual o acontecimento que mais marcou o ano de 2019.

DS Crédito

Para isso foi criado um formulário onde os maiatos podiam votar anonimamente em 1 de 8 opções. As 8 alíneas foram escolhidas pela equipa de redação do Notícias Maia.

Ora, entre os vários momentos de 2019 na Maia, foi possível votar nos seguintes acontecimentos:

  • Caso Tecmaia e possível perda de mandato;
  • Bombeiro maiato salva bebé em paragem cardiorrespiratória no Norteshopping;
  • Desmantelamento de uma estufa de cannabis na Maia;
  • Festas da Nossa Senhora do Bom Despacho;
  • Chuvas fortes no concelho em outubro e dezembro;
  • 500 anos do foral da Maia;
  • Inauguração do novo órgão de tubos da Igreja de Nossa Senhora da Maia;
  • Festa de Passagem de Ano.

A votação esteve aberta do dia 5 até ao dia 15 de janeiro. Em 10 dias, 24,1% dos votantes escolheram o caso Tecmaia como o acontecimento que mais marcou o passado ano.

Logo de seguida, com uma diferença de apenas 2 pontos percentuais, com 22,3%, ficou a Festa de Passagem de Ano do concelho.

Em terceiro lugar, com 16,5% dos votos, encontramos o bombeiro maiato que salvou um bebé em paragem cardiorrespiratória no Norteshopping.

Caso Tecmaia

Na origem do caso está um processo movido pelo partido Juntos pelo Povo (JPP), referente à assunção, pela autarquia, de uma alegada dívida aplicada pelas Finanças à empresa Tecmaia.

O Tribunal Central Administrativo do Norte confirmou a decisão de primeira instância de perda de mandato do presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, e do vereador Mário Nuno Neves, eleitos pela coligação “Maia em Primeiro”.

Durante 2020 ficaremos a saber o que o Supremo Tribunal Administrativo e possivelmente o Tribunal Constitucional, vão decidir sobre este processo, assim como, quais as implicações do relatório do Tribunal de Contas.

Festa de Passagem de Ano

A Maia assinalou, pela primeira vez, a passagem de ano com uma grande festa na Praça do Município. Ao som dos GNR e do Dj Overule, foram milhares os maiatos que viraram o ano no centro da cidade.

Além da animação musical, a multidão assistiu ainda a um espetáculo de fogo-de-artifício, com duração de 7 minutos, que iluminou a cidade e deu cor aos primeiros momentos de 2020.

Bombeiro maiato salva bebé em paragem cardiorrespiratória no Norteshopping

Menino de 18 meses estaria em paragem cardíaca e foi socorrido pelo bombeiro maiato. Rogério Moreira, bombeiro de Moreira Maia, estava de folga e, apercebendo-se da situação, conseguiu reverter a situação.

Com 39 anos, pertence à corporação de Moreira da Maia há 13.

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.