A Mercearia do Bacalhau, na Cidade da Maia, está a realizar até ao final de setembro o “Festival da Feijoada de Bacalhau”, uma iniciativa gastronómica disponível diariamente ao almoço e ao jantar.
Esta Feijoada de Bacalhau é um dos pratos mais emblemáticos da cozinha o restaurante maiato. Se no passado mereceu menções como restaurante “Recomendado” pelo Porto Canal e com a Feijoada de Bacalhau merecer destaque na Revista Evasões como um prato de prova obrigatória, agora em modo Festival, a Feijoada de Bacalhau decorre todos os dias, durante setembro, ao almoço (12h00-15h00) e ao jantar (19h00-00h00), exceto ao domingo à noite.
Como é servida a Feijoada de Bacalhau em modo festival?
A refeição inicia-se com uma entrada com os tradicionais bolinhos e pataniscas de bacalhau. Segue-se a feijoada preparada com samos, lombo de bacalhau e enchidos, terminando com sobremesa à escolha entre mousse de chocolate ou leite creme. O menu inclui ainda vinho branco ou tinto, do Douro os dos Vinhos Verdes, completando uma experiência que procura unir tradição e sabor, segundo a informação disponibilizada.
E para além da Feijoada?
Também há e de, garantem, de forma “gulosa”. Sendo um espaço que tem como objetivo homenagear o bacalhau, o “fiel amigo”, através de pratos tradicionais e propostas contemporâneas, a Mercearia do Bacalhau oferece, a par do festival, o Arroz do Mar, a Açorda de Bacalhau e Gambas, a Grãozada de Bacalhau, o Lombo de Bacalhau Assado e o Lombo de Bacalhau Frito. Para quem prefere carne, opções como o Vazio de Vaca Criada e a Costela Mendinha garantem diversidade à mesa.
Com esta iniciativa, que já levou o Mercearia do Bacalhau a merecer destaque em vários jornais nacionais, como a revista Evasões do Jornal de Notícias, a Revista NIT ou até no Cardápio, o espaço pretende reforçar a sua posição como oferta gastronómica da região, proporcionando à Maia um evento que celebra a tradição culinária portuguesa.