Fábrica da Ficocables ampliada com um novo edifício que visa aumentar a competitividade, a eficiência e a capacidade de produção da empresa em Portugal. As novas instalações representam um investimento de 5 milhões de euros.

Este novo edifício, de 7800 m2 de superfície, permite uma melhoria significativa das condições do local de trabalho a todos os seus trabalhadores.

Zona exterior do novo edifício. © DR/Aldo Maia

O grupo Ficosa, fornecedor global de primeira categoria que se dedica à investigação, desenvolvimento, produção e comercialização de sistemas de segurança, comunicação e eficiência para o sector automóvel e da mobilidade, reforça a sua presença em Portugal através da criação de novas instalações com 7800 m2 de superfície. Este novo espaço, que contou com um investimento de 5 milhões de euros, permite a ampliação da fábrica da Ficosa na Cidade da Maia, denominada Ficocables, e que até ao momento dispunha de mais de 17 000 m2 .

A empresa, que tem 99% da sua operação centrada nas exportações, leva já 45 anos e chegou a ser a entidade que mais patentes criava no país. Estas novas instalações dão resposta à necessidade da Ficosa em aumentar a sua capacidade produtiva em Portugal, com uma nova organização das suas instalações, centrada em reforçar a sua competitividade, eficiência e produtividade, bem como em oferecer um melhor local de trabalho aos seus funcionários.

Neste sentido, o novo edifício, integra espaços de desenvolvimento de produto, equipados com tecnologia de última geração que cumpre com os mais altos padrões de eficiência energética, como escritórios técnicos, salas de engenharia e laboratórios; criando uma imagem renovada, mais fresca e moderna. Esta ampliação contempla o aumento significativo dos espaços sociais destinados aos funcionários, como uma cantina e refeitórios, para além de uma área de assistência médica, novas áreas de estacionamento e zonas verdes exteriores.

Interior do novo edifício já concluído. © DR/Aldo Maia

Nas palavras de Costa Pereira, Country Manager da Ficosa em Portugal: “A decisão de reforçar a fábrica da Ficocables com a criação de um novo edifício não se baseia apenas na nossa vontade de aumentar a sua eficiência e capacidade de produção para dar uma melhor resposta ao mercado europeu, mas também em oferecer um serviço otimizado aos nossos clientes e um futuro melhor a todos os colaboradores que fazem parte da nossa equipa, através da criação de instalações modernas e mais competitivas.”

Ficocables, centro de excelência em sistemas de portas e assentos

Fundada em 1972, a Ficocables foi a primeira fábrica que a Ficosa abriu fora das fronteiras espanholas, tendo sido pioneira em Espanha em iniciar o seu processo de internacionalização. Desde então, esta fábrica foi crescendo em volume de negócio, bem como em sistemas para assentos e portas. A fábrica, que dispõe de uma unidade de produção e de um centro de I+D, também fornece cabos de acionamento aos principais fabricantes de automóveis e atualmente emprega mais de 1400 profissionais.

Nos últimos anos, a fábrica da Maia foi também galardoada com distintos prémios que reconhecem a sua competência e a qualidade dos seus produtos, como o prémio que a Toyota Motor Europe lhe entregou em 2015, em reconhecimento da excelência das soluções fornecidas.

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.