Partilhas

A RTP vai transmitir um ciclo de pequenos filmes dedicados a obras construídas de arquitetos portugueses e estrangeiros. O Bairro da Bajouca, no concelho da Maia, é uma das obras em destaque desse ciclo.

A Casa da Arquitectura e o Grupo RTP estabeleceram uma parceria para a produção e exibição de um conjunto de filmes dedicados a obras e arquitetos cujo acervo se encontra ao cuidado do Arquivo da Casa.

Notícias Maia

Estes pequenos vídeos, com diferentes durações, são exibidos nas emissões da RTP1, RTP3 e RTP Internacional e retratam obras construídas de arquitetos portugueses e estrangeiros, desde o desenho até à sua materialização física.

Uma das obras exibidas será a do Bairro da Bajouca, no concelho da Maia, da autoria do arquiteto João Álvaro Rocha.

Álvaro Rocha foi o autor do projeto de três estações do Metro do Porto, do Complexo Ambiental da Quinta da Gruta no Castelo da Maia e de vários complexos de habitação social na área metropolitana da cidade. Morreu em 2014.

Esta parceria entre a Casa da Arquitectura e a televisão pública tem por objetivo dar a conhecer alguns dos melhores exemplos de arquitetura contemporânea de autores como Eduardo Souto de Moura, Pedro Ramalho, Álvaro Siza, João Álvaro Rocha e Gonçalo Byrne, entre outros.

Santeiros de São Mamede do Coronado nas meias finais do concurso 7 Maravilhas da Cultura Popular

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.