A exposição “Arte e Património – obras da Coleção da Câmara Municipal da Maia” é gratuita e estará patente até 13 de setembro. Há ainda regras de segurança a cumprir.

As Galerias do Fórum da Maia reabrem ao público no próximo dia 19 de maio com a exposição “Arte e Património – obras da Coleção da Câmara Municipal da Maia”. Estas obras estarão disponíveis para visita até ao dia 13 de setembro. Segundo comunicado, “muitas dessas obras ou nunca foram expostas ou foram-no apenas uma vez”.

Ordem dos Advogados Maia

A visita à exposição é gratuita mas obedece a algumas regras de segurança que pode ler mais abaixo.

Sobre a Exposição

“Sem qualquer tipo de preconceções nem de filtros, sem rótulos incómodos e às vezes mal atribuídos, procuramos dar a conhecer ao público uma visão de diversos artistas, muitos deles da Maia, sobre o território e o património maiato.

O território, tal como folha em branco, é trabalhado pelas pessoas que, ao fazê-lo, criam aquilo a que chamamos património, seja de natureza material, seja imaterial. Essas pessoas, o povo, no sentido antropológico do termo, cria formas, transforma e interpreta visões da realidade, produz riqueza, subsiste e prospera.

Por isso esta exposição está organizada em quatro grandes núcleos, em torno de quatro grandes temas/motivos: a Praça do Município e os edifícios que foram Paços do Concelho, o centro simbólico mas também político do território; as pessoas, património tantas vezes esquecido de um território e de uma cultura, aqueles que moldam e transformam realidades; os trabalhos, tradicionais ou não, atividades que essas pessoas realizam na prossecução dos seus objetivos; o património arquitetónico como marca indelével na paisagem.

Esperamos assim mostrar como este território e as suas gentes foram afrontando o passar dos tempos e deixando marcas da sua ação na paisagem, desde uma fortíssima mancha agrícola até à força industrial e residencial, desde uma ruralidade profundamente entranhada até uma contemporaneidade perfeitamente assumida.

É a visão dos artistas sobre o evoluir e o pulsar dessa Maia que eles conheceram, conhecem e nos mostram“.

Regras para visitar a exposição

A exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, entre as 10:00h e as 22:00h, com as seguintes regras para os visitantes:

  • Respeitar a limitação do número de visitantes definido pelo Fórum;
  • Aguardar a autorização dos supervisores de sala para entrar em cada galeria de exposição;
  • Usar máscara facial;
  • Utilizar desinfetante para as mãos;
  • Respeitar a distância de segurança de 2 metros entre visitantes;
COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.